Assembleia Legislativa presta homenagem a profissionais de Relações Internacionais

Alego e Iaderi promovem sessão solene em alusão ao Dia do Internacionalista, comemorado em 26 de setembro

| Foto: Carlos Costa

A Assembleia Legislativa de Goiás prestará uma homenagem aos profissionais de Relações Internacionais na terça-feira (26/09), às 20 horas, no Plenário Getulino Artiaga. A ideia foi proposta pelo Instituto Americano de Desenvolvimento e Relações Internacionais (Iaderi) e acatada pelo deputado estadual Simeyzon Silveira (PSC).

Diretor Administrativo do Iaderi, Marcelo Gomes ressalta a importância do internacionalista em quatro setores fundamentais – acadêmico, governamental, privado e terceiro setor – por meio da internacionalização das universidades, da promoção de Goiás e seus municípios no exterior, da facilitação de cooperação internacional, da exportação de produtos e riquezas e de organizações não governamentais que prestam assistência à população goiana.

Em comparação com as demais ciências, o campo das Relações Internacionais é relativamente novo. O primeiro curso de RI foi criado no País de Gales, em 1919. No Brasil, a pioneira foi a Universidade de Brasília (UnB), em 1974, seguida pela Universidade Estácio de Sá, em 1984, e pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), já nos anos 1990. O “boom” surgiu neste século. Atualmente, são mais de 120 cursos País afora.

Para Marcelo Gomes, o internacionalista ainda é desconhecido – não são muitas as pessoas, por exemplo, que sabem as suas funções. “A homenagem é importante para que possamos mostrar à sociedade quem somos, o que fazemos e qual é a nossa relevância, como a promoção do Brasil e seus entes subnacionais no exterior, atraindo investimentos e buscando soluções para a nossa realidade”, destaca.

 

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.