O programa de Gustavo Sebba (PSDB) criaria site para investigar disseminadores de notícias falsas e realização de campanhas de esclarecimento, anualmente, na primeira semana de abril

Projeto de Gustavo Sebba começaria no dia 2 de abril, o “Dia Internacional de Verificação dos Fatos” | Foto: Reprodução
O deputado estadual Gustavo Sebba (PSDB), propôs programa para enfrentar disseminação de fake news na internet. O programa consistiria em um site que recebesse denúncias e provas e pudesse investigar os possíveis infratores.
A espécie de agência de checagem com poder de polícia ficaria sob a Secretaria de Estado de Segurança Pública, por meio da da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC).
O projeto de lei nº 1501/18 já está apto a ser apreciado em primeira votação e, se aprovado em duas sessões no plenário, o projeto irá para sanção da Governadoria.
Entre os objetivos do projeto há: “reprimir a criação e disseminação de informações falsas e preservar as garantias da liberdade de imprensa e livre manifestação do pensamento”; mas a lei em potencial não distingue entre notícias propositalmente falsas e mero erro jornalístico.
Deixe um comentário