A Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Madureira, Ministério Vila Nova, promoveu neste sábado, 8, o Congresso Impacto Teens, que reuniu mais de mil adolescentes de mais de 320 congregações. O evento, que tem como tema “Identidade”, busca reforçar nos jovens a compreensão sobre quem são em Cristo.

Segundo o líder e organizador Felipe Nunes, o propósito é “mostrar ao adolescente que ele é filho de Deus, que tem um Pai que o ama de verdade.” Ele explica que o congresso é voltado tanto para adolescentes cristãos quanto para alcançar aqueles que ainda não conhecem a fé. “Muitos jovens vivem situações difíceis, como envolvimento com drogas ou prostituição. Queremos mostrar que Jesus veio justamente para resgatar esses adolescentes e revelar a verdadeira identidade deles”, afirma.

f44a7686-e2ed-449e-a7bf-d1642ec20bdd
Felipe Nunes | Foto: Cilas Gontijo/Jornal Opção

O evento conta com 12 horas de atividades, incluindo louvores, teatro, ministrações e momentos de adoração. “Tudo é voltado ao tema identidade. Queremos que os adolescentes entendam que o Pai está acessível e os ama muito”, acrescenta Felipe.

O presidente do ministério, pastor Josué Gouveia, destaca a importância do congresso como espaço de acolhimento e formação. “Muitos adolescentes não têm apoio em casa, mas aqui se sentem abraçados, recebem orientação e crescem com identidade. A igreja ajuda a formar cidadãos de bem, íntegros e responsáveis”, afirma. Para ele, a felicidade do jovem cristão “não está nas baladas, mas na comunhão com Deus — eles cantam, dançam, brincam e são as pessoas mais felizes da terra.”

WhatsApp Image 2025-11-08 at 14.24.12
Pastor Josué Gouveia | Foto: Cilas Gontijo/Jornal Opção

Já o pastor Douglas Borges, um dos ministrantes — que também é jornalista e pós-graduado em neurociência, reforça o papel do evento no fortalecimento emocional dos jovens. “Crente é gente, e muitos adolescentes enfrentam depressão, ansiedade e traumas familiares. Um congresso como este vira uma chave mental e espiritual, trazendo cura e transformação”, explica. Ele ressalta ainda que a igreja tem papel essencial na formação moral: “A Bíblia molda o caráter, e a igreja é a maior instituição de formação humana que existe”.

WhatsApp Image 2025-11-08 at 14.23.19
Douglas Borges | Foto: Cilas Gontijo/Jornal Opção

Entre os participantes, a adolescente Samara Xenika, de 16 anos, resume o sentimento do público. “Às vezes meus amigos dizem que ser crente não tem graça, mas não precisamos de álcool ou drogas para ser felizes, porque Jesus — que é a própria felicidade — habita em nós.” Para ela, o Congresso é também um espaço de aprendizado e novas amizades. “Estar aqui é sentir a presença de Deus e conhecer pessoas que compartilham a mesma fé.”

WhatsApp Image 2025-11-08 at 14.23.43
Samara Xenica | Foto: Cilas Gontijo/Jornal Opção

Leia também:

Fé em disputa: Igreja Católica mantém maioria em Goiás, mas vê avanço evangélico