As maiores mentiras já contadas na TV brasileira

Jornal Opção elenca cinco histórias muito mal contadas que foram veiculadas por canais da TV aberta

1- Entrevista exclusiva do PCC para o Domingo Legal

É impossível fazer uma lista com as maiores mentiras da TV sem mencionar a falsa entrevista exclusiva de membros do PCC ao programa Domingo Legal, do SBT.

O escandâlo ocorreu em 2003, quando a atração dominical veiculou uma entrevista forjada, realizada pelo repórter Wagner Maffezoli, com dois homens que se passavam por integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital e ameaçavam apresentadores de TV e autoridades.

Devido à repercussão, a emissora foi posteriormente multada e o programa temporariamente suspenso.

Reprodução

Reprodução

2- ET Bilu

O ET Bilu é de longe uma das mais bizarras e cômicas mentiras contadas pela TV brasileira. Com 1,40 metros, fluente em português, com superpoderes e uma voz infantil, o suposto extraterrestre ganhou fama em 2010, após ser abordado por várias emissoras de televisão como o SBT, Record, Band e Rede TV.

As reportagens foram conduzidas pela equipe ufológica do chamado “Projeto Portal”, idealizado pelo ufólogo e paranormal Urandir Fernandes. Em algumas das matérias, Bilu aparecia atrás de uma moita, conversando com as equipes de TV.

Cientistas e ufólogos brasileiros acreditam piamente que Bilu é nada mais do que uma invenção de Urandir Fernandes, que é fortemente criticado pelos colegas por fomentar a descrença na área de estudos de fenômenos ligados a objetos voadores não identificados.

3- Morte de Amin Khader

No dia 28 de junho de 2011, o programa Hoje em Dia, da TV Record, teve que interromper sua programação para informar aos espectadores a morte do promoter e repórter Amin Khader.

Bem cedo, naquele dia, o promoter David Brazil havia divulgado em seu Twitter a morte do colega. Momentos depois, o programa matinal repetia a notícia, entre lágrimas da apresentadora Chris Flores e seus colegas.

Depois de grande repercussão e mensagens de luto nas redes sociais, a história foi desmentida novamente por David Brazil, que afirmou que tudo não teria passado de uma pegadinha armada pelo próprio Amin.

Em entrevista ao vivo para a Record Notícias, o repórter afirmou, enquanto caminhava por uma praia no Rio de Janeiro, que havia ficado muito surpreso com a notícia de sua própria morte e que não sabe quem teria sido o responsável por espalhar a história. “Eu não sei como o boato começou. Só sei que eu estou vivo.”

4- Amaury Jr. entrevistando o Vice-Presidente da Gol

Essa mentira também é bastante famosa e chegou a virar história para as telonas.

O apresentador Amaury Jr, durante uma festa no Recife, foi enganado por Marcelo Nascimento da Rocha, que havia se identificado como Henrique de Oliveira, vice-presidente da companhia aérea Gol.

O criminoso, famoso por assumir diversas identidades e tirar proveito disso, concedeu entrevista ao colunista social e chegou a levar o apresentador para um passeio de helicóptero.

O mentiroso de carteirinha foi preso depois disso e sua vida virou livro, documentário e um filme, com Wagner Moura no papel do farsante.

5- Pegadinha da Annabelle

Em 2014, o SBT realizou uma parceria com a Warner Bros para promover uma câmera escondida tendo como tema o filme de terror “Annabelle”. Nas redes, a brincadeira teve ótima repercussão e muitos elogios pela qualidade da produção.

Porém, em meio ao sucesso e milhares de views, um ator paulista, chamado Andreh Ponttez Gomez, revelou em sua página no Facebook inúmeras provas fotos e postagens dando a entender que a pegadinha exibida não passou de fingimento.

Descoberto por telespectadores e amigos próximos, Andreh confirmou nas entrelinhas que a brincadeira era, na verdade, uma farsa. “É verdade, gente. Nas horas vagas, sou faxineiro”, afirmou em tom de deboche.

O ator também postou uma foto, caracterizado como o faxineiro que é mostrado na pegadinha, com os dizeres: “Não tá fácil para ninguém…. Virei faxineiro…”. Em outra, ele colocou no ar uma foto com todo o elenco que teria participado da câmera escondida, inclusive com as primeiras faxineiras, que foram as que mais se assustaram com a boneca.

6- A Grávida de Taubaté 

Personalidade bastante recorrente nas redes sociais, a pedagoga Maria Verônica Aparecida Santos, conhecida como a “grávida de Taubaté”,  ganhou fama em janeiro de 2012, quando declarou que esperava quadrigêmeos. A barriga exageradamente enorme chamou a atenção e logo a pedagoga apareceu em diversos programas de TV.

A farsa durou pouco mais de um mês. Além de inúmeros questionamentos sobre o tamanho da barriga da falsa grávida, um obstetra de Taubaté garantiu que havia atendido a farsante poucos meses antes e ela não estava carregando nenhum bebê.

1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Léo Pereira

Urandir é um charlatão, sua história daria um filme ruim de ficção científica haha