As 10 melhores escolas de Goiás são privadas e ficam em Goiânia

Inep divulga média do Enem por escolas. A melhor de Goiás ficou na 19ª colocação no ranking nacional 

De acordo com o ranking de desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) divulgado pelo Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), nesta terça-feira (4/10), as 10 melhores escolas de Goiás, ou seja, as que tiveram a melhor média geral no exame de 2015, são escolas particulares de Goiânia.

Apesar de ter caído 16 posições no ranking nacional quando comparado com os resultados divulgados no ano passado, o Colégio Olimpo Integral ainda é o primeiro do Estado. A planilha com as notas das escolas por área de conhecimento está disponível para consulta no site do Inep. O ranking da média geral foi calculado pelos jornais Folha de S. Paulo e Estado de S. Paulo. Em Goiás, em segundo lugar, aparece o Colégio WR, em seguida o Protágoras – Bueno, Colégio Jaó e Colégio Visão fecham o top 5. Confira a lista abaixo.

Goiás se destaca ainda entre as melhores escolas de elite no Brasil. O Colégio WR é o 6º colocado do País quando se consideram unidades em que o nível sócio-econômico dos alunos é muito alto.

Levando em conta toda as escolas do País – públicas e privadas, a média geral é de 515,8. De todas as 8.723 escolas públicas que tiveram as notas publicadas, 7.793 ficaram abaixo da média. No caso das particulares, de um total de 6.266, apenas 1061 não atingiram o nível.

É importante considerar ainda que o Inep só divulga os dados de escolas em que ao menos metade dos alunos participaram do Enem. Também é necessário um mínimo de dez alunos participantes. Dessa forma, 60% das escolas públicas brasileiras ficaram fora da lista. A participação no Enem nas escolas particulares, por outro lado, é de 77%.

 

Ranking Goiás Ranking nacional Unidade escolar Média Geral
1  19  Colégio Olimpo Integral  704
2  37  Colégio WR  688
3  73  Colégio Protágoras – Bueno  671
4  96  Colégio Jaó  660
5  108  Colégio Visão  658
 6  213  Colégio Olimpo  643
 7  240  Colégio Simbios  640
 8  278  Colégio Agostiniano NS de Fátima  637
 9  451  Colégio Santo Agostinho 624
 10  721 Prevest 611

11 respostas para “As 10 melhores escolas de Goiás são privadas e ficam em Goiânia”

  1. Avatar Adonai Tadeu Rodrigues disse:

    O Colégio Delta Anápolis ficou em quinto lugar no Estado e em 107 no ranking nacional, com a média 658.

  2. Avatar ANA PAULA disse:

    Muito bom, porem a educação é direito de todo cidadão e infelizmente não é isso que acontece. Infelizmente os ricos pegam as melhores vagas nas faculdades publicas porque os pais tiveram condições de intervir financeiramente nos filhos desde educação infantil e ficando com as sobras (e quando sobra) ou com as faculdades particulares. Uma pessoa que nunca teve condições de pagar uma escola vai ter condições de pagar a faculdade???? Resumindo o pobre sempre fica refém dos ricos……Quando fiz a minha faculdade as pessoas que tinham bolsas eram filhos de fazendeiros, médicos, advogados etccc…..

    • Avatar Amisio Silva disse:

      Mas Ana Paula a cultura do Brasileiro é que escola publica não vinga. E assim as classes sociais que utilizam o ensino público se acomodam, porque que vai determinar entre o fracasso e o Sucesso é o aluno, e os alunos de escolas particulares são mais cobrados.
      Eu fiz Adm Empresa, PMO, Master Practioner em Pnl, Marketing, Gestão de Pessoas e mais alguns cursos – e digo com todo orgulho que minha base educacional foi es escola pública até o EM. Então eu reforço que não é o sistema mas sim o cliente.

    • Avatar AZARIAS CORDEIRO DOS SANTOS disse:

      Não pobre é sempre refém do estado ineficiente, que te rouba e nada da em troca. Colégios particulares terem a melhor nota só prova que o estado não funciona e se não funciona no mais básico que é a educação o que sobra para as outras áreas.

      • Avatar Diogenes Fabricio disse:

        A falência inevitável da sociedade brasileira se deve ao fato da falência da mais básica das instituições: A FAMÍLIA
        Enquanto pai e mãe passam 10 horas trabalhando, 8 dormindo, 2 horas com cuidados e tarefas pessoais, 2 horas de lazer(TV, leitura, etc…) e evitam, nas 2 horas que sobraram para o convívio, qualquer tipo de conflito com os filhos, tirando-lhes qualquer sensação de limites; não haverá cobrança pelo rendimento escolar, respeito aos mais velhos, nem responsabilidades na fase de transição de criança para adulto.
        Infelizmente a geração que hoje tem filhos adolescentes e jovens adultos, não foi preparada para fazer família, mas somente para “VENCER NA VIDA”.

  3. Avatar Victor Gabriel disse:

    essa média é apenas das questões objetivas, não incluem as redações

  4. Avatar Aurélio Almeida disse:

    Este ranking é de Goiânia e não o de Goiás.

  5. Avatar Aluno desconhecido disse:

    Ficam só falando da escola mas é porque não estudam
    Em alguma escola dessa eu estudo lá e confirmo que conteúdos são bem puxados e todo mundo se esforça
    Para tirar boas notas e acabar que a escola entra no top 10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.