Artistas goianos levam exposição de arte contemporânea à Cuba
09 agosto 2024 às 13h09
COMPARTILHAR
Os artistas goianos Gerson Fogaça e Sandro Tôrres levam a exposição “De-construcción” para Cuba. As 24 obras de arte contemporânea exploram a tensão entre figuração e abstração. A exposição vai ser aberta neste sábado, 10, e fica disponível no Centro Provincial de Artes Plásticas y Diseño de La Habana até o dia 10 de setembro. O projeto foi contemplado pelo Programa Goyazes, política estadual de incentivo à cultura.
Em entrevista ao Jornal Opção, o artista Gerson Fogaça afirma que a abstração em suas obras “não se trata de destruição, mas de uma nova leitura, desafiar as normas estabelecidas”. Seguindo o conceito de Jacques Derrida, as peças que serão expostas em Havana trazem elementos que representam a urbanidade e a paranoia humana. “ Toda a minha investigação ao longo desses anos me levou à quase abstração da figura”, afirmou o artista.
Fogaça conta que existem previsões de exposições de sua arte na Espanha, em Brasília, Miami, São Paulo e Minas Gerais.
Por sua vez, Sandro Tôrres reforça que “a premissa é um rompimento de fronteiras”. A abstração em suas obras é uma forma de romper barreiras e questionar paradigmas. “Você parte de ideias que já estão arraigadas e desconstrói pra tentar remontar ali na frente”, compartilhou parte do processo criativo. O artista diz que a música, a literatura e o cinema são referências recorrentes em seus trabalhos.
Tôrres revela que as obras em questão não foram pensadas para o contexto brasileiro. “A gente pensou para fazê-la [a exposição] primeiro aqui em Cuba e depois em Miami, que são dois opostos”, compartilhou.
Por fim, o artista conclui reforçando o valor do intercâmbio cultural que acontece nas trocas artísticas envolvendo profissionais de diversas nacionalidades. Tôrres compartilha que estão em andamento negociações para trazer exposições de artistas cubanos ao Brasil. “Dessa forma, a gente não só traz como leva muita coisa”, finalizou.
Leia também: Oswaldo Montenegro vive com ansiedade em apartamento colorido
Goiânia recebe espetáculo teatral “Tramoias para Enganar a Morte”