Professor da UFG publica artigo em periódico internacional da Springer Nature

13 julho 2025 às 17h30

COMPARTILHAR
Um artigo científico assinado pelo professor Luan Vinicius Bernardelli, da Unidade Acadêmica Especial de Ciências Sociais Aplicadas (UAECSA) da Universidade Federal de Goiás (UFG), acaba de ser publicado no International Journal of Latin American Religions, da editora Springer Nature. Classificado com Qualis A1, o mais alto padrão de qualidade acadêmica no Brasil, o trabalho traz uma análise sobre a relação entre o avanço do protestantismo e o desenvolvimento econômico em território brasileiro.
Fruto de uma colaboração internacional, o estudo intitulado “The Association Between Protestantism and Economic Development in Brazil” contou com a coautoria de Ednaldo Michellon (Universidade Estadual de Maringá), Michael A. Kortt (Khalifa University, Emirados Árabes Unidos) e Michael B. Charles (Southern Cross University, Austrália).
Utilizando uma abordagem quantitativa, os autores recorreram a dados oficiais dos Censos Demográficos de 1991, 2000 e 2010 para investigar os impactos socioeconômicos da expansão protestante em centenas de municípios brasileiros.
De acordo com os pesquisadores, há uma associação estatisticamente significativa e positiva entre o crescimento do protestantismo e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) municipal. Esse efeito, segundo o artigo, é mais evidente nas regiões economicamente vulneráveis do país, onde as redes religiosas protestantes parecem exercer uma influência prática e direta na vida cotidiana das comunidades.
Ao analisar os dados por meio de modelos econométricos com efeitos aleatórios, a equipe identificou que o avanço protestante, coincide com melhorias nos indicadores sociais, como renda, escolaridade e expectativa de vida. A explicação, segundo os autores, está na atuação dessas bases para além das práticas estritamente religiosas, como o oferecimento de serviços não religiosos, como apoio à inserção no mercado de trabalho, acesso à educação e à saúde.
Leia também:
PGR entrega nesta segunda-feira, 14, alegações finais contra Bolsonaro e mais sete réus