Arquivo X está de volta depois de 14 anos

Sucesso nos anos 90 e queridinha dos fãs de ficção científica, Arquivo X volta a TV com uma nova temporada

David Duchovny e Gillian Anderson voltam como os agentes do FBI Fox Mulder e Dana Scully para uma nova temporada de seis episódios| Foto: Reprodução

David Duchovny e Gillian Anderson voltam como os agentes do FBI Fox Mulder e Dana Scully para uma nova temporada de seis episódios| Foto: Reprodução

Estreia neste domingo (24/1), nos Estados Unidos, a 10 ª temporada de Arquivo X. Depois de 14 anos fora do ar, os agentes do FBI Fox Mulder (David Duchovny) Dana Scully (Gillian Anderson) voltam à TV com uma nova temporada de seis episódios, dando continuidade a uma das séries de ficção científica de maior sucesso de todos os tempos. Os fãs do Brasil poderão assistir ao episódio duplo de estreia da nova temporada nesta segunda (25/1), pelo canal de assinatura FOX.

A nova temporada, de seis episódios traz de volta Duchovny e Anderson na pele dos protagonistas Mulder e Scully. Como sempre, os dois terão que investigar aqueles casos do FBI que são tidos como não resolvidos, e que o governo não tem interesse em resolver. Mas desta vez, depois de 14 anos, a inserção de inovações tecnológicas promete dar uma nova cara ao formato já conhecido pelo público.

O último episódio de Arquivo X na televisão foi ao ar em maio de 2002. A série estreou em 1993 e teve nove temporadas. No total, foram 202 episódios. Foram produzidos ainda dois longas sobre a trama: Arquivo X: O Filme (1998) e  Arquivo X: Eu Quero Acreditar (2008)

Sucesso

A partir dos anos 1990, as frases “Eu quero acreditar”, “Não confie em ninguém” e “A verdade está lá fora” se tornaram referência na cultura pop e até hoje, a música tema da Arquivo X é sinônimo de mistérios extraterrestres.

Ação e mistério na dose certa, episódios independentes que são ligados por uma trama coerente que é revelada apenas ao final da temporada e finais que deixam ganchos para uma próxima temporada são algumas inovações do criador de Arquivo X, Chris Carter, que hoje são utilizadas em diversas outras séries de sucesso.

Além disso, os primórdios da internet foi o ambiente perfeito para garantir o sucesso de uma série recheada de teorias da conspiração, ufologia, atividade paranormal e segredos guardados pelo governo.

Outro trunfo da série é a relação entre os agentes Mulder e Scully. Ele, tido como maluco pelos colegas de trabalho por dedicar sua vida a desvendar o oculto. Ela, uma cética que a princípio se une a ele para dar descrédito aos métodos de investigação e provar que tudo tem uma explicação lógica e racional.

O êxito na televisão levou a uma expansão do universo para o cinema, uma série spin-off (The Lone Gunmen), sites, games, livros e gibis. Indicada 12 vezes ao Globo de Ouro, foi premiada três vezes por melhor série dramática e Duchovny e Anderson ganharam uma vez cada como melhor ator e melhor atriz. A produção conta ainda com 63 indicações ao Emmy, dos quais foi premiada 16 vezes.

Se você não viu ainda ou quer matar a saudade antes de assistir ao novo episódio, todas as nove temporadas estão disponíveis no Netflix Brasil. O canal por assinatura FOX exibirá nesta segunda-feira (25/1) uma maratona com 22 episódios antes da estreia da nova temporada, à meia noite.

Confira o trailer legendado da 10ª temporada:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.