Arquiteta lança livro sobre Attilio Corrêa Lima em Goiânia

Em “O itinerário pioneiro do urbanista Attilio Corrêa Lima”, Anamaria Diniz conta a trajetória do arquiteto urbanista que planejou a capital

Clique na foto para ampliar

O lançamento do livro que conta a trajetória do arquiteto e urbanista Attilio Corrêa Lima será realizado no dia 29 de novembro, ás 19 horas, na Livraria Nobel, no shopping Bougainville, em Goiânia.

Para escrever a obra, a autora que também é arquiteta e urbanista, Anamaria Diniz, baseou nas 58 cartas que Attilio Corrêa Lima trocava com seu pai, o escultor José Octávio Corrêa Lima, durante o período de 1927 a 1931, quando era pensionista da Escola Nacional de Belas Artes (ENBA), em Paris.

As cartas, em que Attilio relatava seu cotidiano, foram disponibilizadas pela família do arquiteto. Nelas é possível perceber as dificuldades econômicas no período pós-guerra, a crise habitacional, os contrastes culturais, as trocas de conhecimento, o contato com a arquitetura moderna e a rede de sociabilidade que o arquiteto construiu e manteve.

O ensino ministrado pelo l’Institut d’Urbanisme de l’Université de Paris é objeto de cuidadosa apresentação. A partir do percurso do arquiteto foi possível recuperar os debates e as tensões que caracterizaram o urbanismo no seu nascimento, informa a autora.

Attilio Corrêa Lima planejou cidades como Goiânia, Volta Redonda e inaugurou o ensino do urbanismo na ENBA.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.