Arquidiocese apoia reitor e sugere que jovem que pediu sua demissão se auto-excomungou

Em nota, a unidade representativa da Igreja Católica em Goiânia declarou apoio ao reitor da PUC Goiás, depois que jovem sugeriu que Wolmir Amado fosse demitido cargo

A Arquidiocese de Goiânia publicou na tarde desta sexta-feira (25/3) um comunicado que justifica a excomunhão do estudante Marco Rossi Medeiros, depois que o jovem reivindicou que o reitor da PUC Goiás, Wolmir Amado, fosse demitido do cargo por ser filiado ao PT.

A nota argumenta que “embora se declare católico, Marco Rossi Medeiros não fala e nem age em nome da Igreja Católica”, ao comentar a atitude de um grupo de católicos liderados pelo estudante Marco Rossi Medeiros foi à Arquidiocese de Goiânia exigir a demissão imediata do reitor.

“Somente do arcebispo é a competência para discernir, decidir, nomear, destituir e acompanhar o governo das instituições eclesiais da Arquidiocese de Goiânia.Todo e qualquer católico que se outorga ilegítimos direitos de suscitar rupturas na unidade da Igreja está por isso mesmo atentando contra a comunhão e se colocando fora dela ‘latae sententiae’.”

Ao Jornal Opção, Marco Rossi explicou que está aguardando nota oficial da diocese. O comunicado foi publicado no pefil oficial da PUC Goiás no Facebook.

“Auto Excomunhão Latae Sententitae (sem necessidade de julgamento) pelo crime de Cisma, que é tentar dividir o Corpo Místico de Cristo, fundando uma outra Igreja ou negando a autoridade do Papa” e alfinetou, “vai ver a reitoria da PUC se identifica ao Corpo Místico de Cristo e um atentando contra ao Wolmir é um atentando ao próprio Nosso Senhor”.

 

Confira na íntegra a nota da arquidiocese divulgada pela universidade

Comunicado da Arquidiocese de Goiânia sobre (auto) excomunhão latae sententiae de Marco Rossi Medeiros da Igreja Católica

Em razão dos posicionamentos públicos de Marco Rossi Medeiros contra a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e vários irmãos no episcopado, bem como, recentemente, contra a Pontifícia Universidade Católica de Goiás, seu reitor, reitoria e corpo docente, no cumprimento da responsabilidade de nosso ministério, tornamos pública nossa reprovação a suas palavras, atitudes e métodos difamatórios, que intentam macular instituições, organizações e vidas de pessoas.

Em suas investidas, embora se declare católico, Marco Rossi Medeiros não fala e nem age em nome da Igreja Católica.

Lembramos oportunamente que ao bispo da Igreja arquidiocesana – e somente a ele, dentro de sua circunscrição eclesiástica -, compete a responsabilidade canônica de promover e garantir a unidade e a retidão da doutrina e da fé. Somente do arcebispo é a competência para discernir, decidir, nomear, destituir e acompanhar o governo das instituições eclesiais da Arquidiocese de Goiânia.

Todo e qualquer católico que se outorga ilegítimos direitos de suscitar rupturas na unidade da Igreja está por isso mesmo atentando contra a comunhão e se colocando fora dela ‘latae sententiae’.

Reiteramos nosso apoio, solidariedade e gratidão à PUC Goiás, ao reitor e à reitoria, aos gestores, professores e funcionários, pelo serviço e pelo bem que prestam à Educação Superior, à nossa querida Pontifícia Universidade Católica e à Arquidiocese de Goiânia.

No Ano da Misericórdia, oremos ardentemente pela paz e pela harmonia do povo brasileiro. Recusemos e reprovemos, com firmeza, qualquer prática acusatória e ofensiva que incite ao ódio e à divisão, na família, na Igreja e na sociedade.

No fiel discipulado missionário, unidos à paixão de Cristo, como Igreja, continuemos perseverantes, rumo ao Reino definitivo.

Rezemos por este irmão, para que seja tocado pela ação do Espírito Santo e tenha a proteção da Santa Mãe de Deus.

Dom Washington Cruz, arcebispo de Goiânia e Grão Chanceler da PUC Goiás
Dom Levi Bonatto, bispo auxiliar da Arquidiocese de Goiânia.

12 Comment threads
2 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
14 Comment authors

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Bordô

Esse menino acha que a PUC é a escola do Harry Potter, onde ele vive mil aventuras em um clima de magia e emoção, e se torna o aluno preferido do Dumbledore na luta do bem contra o mal.

No mais, é de uma ironia insuportável a Igreja Católica ser vítima de caça as bruxas.

João NNeves Jr

Essa vossa conversa, além de falaciosa, é covarde e burra.
Falaciosa porque o que se discute é o uso da Igreja pelos revolucionários comunistas, ligados principalmente ao #PTetas e não estórias de literatura inglesa, tampouco as calúnias e mentiras históricas jogadas em cima da Igreja Católica pela Inquisição.

Covarde porque usa de nome fake e a internet para atacar.

Burra porque simplesmente não sabe nada do que está atacando, de fato

hagarobarbaro

Que pataquada é essa? O Estudante não excomungou ninguém para excomungarem ele por usurpar o atributo do Bispo. Isso é uma perseguição e a tentativa irracional de deixar um comunista guiar a universidade. Que vergonha, Arcebispo!
Como disse Cristo: “Eu não vim trazer a paz, mas a divisão”. Esse arcebispo traiu a Missão da Igreja fazendo isso! HEREGE!!!!!!

Turco

O marxismo cultural tomou a Igreja de vez.
Triste ver abertamente um reitor da PUC e bispos servindo a Internacional Comunista.
A CNBB (ou CNBdoB) sim deveria ser inteira excomungada.
É a inversão de valores também dentro do campo espiritual.

emilio jose plentz

A Arquidiocese de Goiânia subvertendo o Código de Direito Canônico !

Paulo Valença

O marxismo é explicitamente condenado pelos últimos dez papas! O jovem Marcos Rossi é um cristão autenticamente compromissado com o Magistério da Igreja! Lamentável uma Universidade Pontifícia abrigar simpatizantes de uma doutrina condenada pelo próprio Magistério da Igreja; pior ainda é um bispo vir em socorro desse absurdo! Como já dizia Santo Atanásio: “O Inferno está atapetado de crânios de muitos bispos”!

http://www.apostoladoscr.com.br/2010/08/os-10-ultimos-papas-condenam-o.html?m=1

Mario Machado

Como pode um “bispo” excomungado excomungar?
Marco Rossi Medeiros não estás sozinho, os católicos finalmente estão a abrir os olhos e a ver a realidade. É impressionante como os inimigos de Cristo chegaram tão alto na hierarquia. Estas ações estão a desmascarar os Judas que tem andado ocultos.
Meus parabéns. Nossas orações estão contigo.
“Por fim, o Meu Imaculado Coração triunfará.”

Filomena

concordo

Flavia Tavares

Custo a crer. Tem que ter um processo super demorado com direito a defesa. Não é tão simples assim. E vocês, padres do demônio, professadores do comunismo já estão excomungados da Igreja Católica há muito tempo. Só continuam com a batina pq a mentira é o que rege o demônio. E não falem em nome do “Espírito Santo” porque isso é a pior das blasfêmias.

Tyrone Souza

Vem me EXCOMUNGAR SR. BISPO! Tô nem aí pra vc! A igreja católica já causou muitas desgraças no mundo, não acha que é hora de parar de se meter na vida do povo com a incompetência de sempre? Vc é um mortal como qualquer outro! Ou acha que vestir essa roupa ridícula te dá poderes?… Quanto ao infeliz jovem que foi no lugar errado fazer reivindicações, Fique tranquilo menino. Praga de bispo ou macumbeiro, faz diferença na sua vida não! Vc tem que ser mais inteligente tá?

Giselle Leigh

Mais um idiota útil que caiu no conto do demente Olavo de Carvalho. Parabéns a Arquidiocese de Goiania. Que sirva de exemplo. Olavo de Carvalho e seus discípulos só fazem difundir ódios e divisões com o objetivo de causar confusão, discórdias e brigas contra aqueles que pensam de forma diferente. São intolerantes, fanáticos, sectários, verdadeiros terroristas. Infelizes daqueles que como esse rapaz caem no conto do Olavo! Enquanto o velho fica confortavelmente sentado e fumando em seu escritório de luxo bancado pelos irmãos Koch em Richmond soltando sua vergorragia coprológica e incitando o ódio e a violência contra aqueles que… Leia mais

Schiavetti

Uma vergonha que os bispos do Brasil tenham perdido a autoridade moral diante de um jovem Católico. A CNBB envergonha a todos os Católicos Brasileiros quando insulta a Igreja para defender um partido, e o partido mais corruPTo da História! Marco Rossi Medeiros e estudante de valor! Admirável! O rapaz está certíssimo: não tem cabimento uma universidade Católica ser comandada por um reitor marxista.

Ana Sousa

Se fosse ao contrário, a direita iria dizer que a igreja esta certa, que tem que seguir o bispo e código canônico rs,,,,,

Roberto Ferreira

Irei completar 69 anos e acostumei ver bispos em final de carreira, sem nada meritorio a apresentar, tentando cenas ridículas como esta, para aparecer, nem que seja com uma enorme cagada. Coitado. Provavelmente com demência senil, o comportamento de macumbeiro medieval vai acompanhá-lo na aposentadoria.
Velhos decrépitos não aceitam admoestações de jovens. E que bom estar a juventude consciente chamando atenção e denunciando o comportamento detestável desta raça perigosa: os comunistas.
Felicitações ao nobre jovem. Você não está sozinho. Muitos colegas da faixa etária o acompanharão nesta cruzada.