ArborizaGyn: 50 mil mudas de árvores serão plantadas em APP de Goiânia
06 novembro 2024 às 11h32
COMPARTILHAR
Na próxima sexta-feira, 8, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), realiza mais uma edição do ArborizaGyn, no Residencial Três Marias, a partir das 8h30. Os primeiros 100 participantes receberão camisetas, cortesia de empresas apoiadoras da iniciativa. Nesta edição, a meta é plantar 50 mil mudas de árvores em uma Área de Preservação Permanente (APP), que sofreu um incêndio criminoso nas queimadas recentes. O caso está em investigação pela Delegacia Estadual de Meio Ambiente (DEMA).
O presidente da Amma, Nadim Neme, destaca a importância do apoio empresarial ao ArborizaGyn, que desde o início tem promovido a recuperação de áreas degradadas em Goiânia. “Adotar práticas corporativas de cuidado ambiental é essencial para o crescimento sustentável dessas empresas”, afirma.
Este ano, o programa foca na manutenção da área que recebeu a primeira edição do ArborizaGyn há três anos, agora equipada com pista de caminhada, estação de ginástica, pet place, playground e iluminação em LED. A Prefeitura incentiva a participação da comunidade local, principalmente de estudantes e educadores, ressaltando a importância da preservação ambiental para a qualidade de vida e o reconhecimento de Goiânia como “Cidade Árvore do Mundo” pela ONU.
Desde 2021, a Amma já plantou 400 mil mudas, das quais 90 mil fazem parte do ArborizaGyn 3.0, realizado no ano passado. Em 2022, o ArborizaGyn 2.0 adicionou 50 mil mudas, e a primeira edição, em 2021, 62 mil. Todos os plantios são monitorados para assegurar a recuperação das áreas impactadas.
Além da Amma, esta edição conta com a participação da Universidade Federal de Goiás (UFG), integrando o programa Virada Ambiental, e o apoio de empresas como Sindiposto/GO, Agroquima, Grupo Flamboyant e Laboratório Núcleo.
Histórico
A Área de Preservação do Setor Três Marias ganhou notoriedade em 2021, quando o ArborizaGyn plantou mais de 60 mil mudas em um único dia, beneficiando também o Parque Macambira e o Parque Cascavel. A iniciativa trouxe mudas de espécies nativas como aroeira, jatobá, e ipê, que serão replantadas nesta edição para garantir a restauração ambiental da região.
Leia também:
Queda de árvore deixa Centro Infantil sem energia há mais de horas em Goiânia
Um terço das árvores do planeta pode desaparecer, alerta relatório