Aprovado projeto que determina plantio de pequizeiros em áreas públicas da capital

Vereador Eudes Vigor (PSDB) quer valorização do fruto, que é, segundo ele, parte da identidade goiana e deve estar presente nas praças de Goiânia

Foto: Sebrae

Eudes diz, no projeto, que muitas pessoas o procuraram para reclamar que não encontravam a árvore na cidade para mostrar a turistas interessados em conhecê-la | Foto: Sebrae

Foi aprovado nesta quarta-feira (11/5), na Câmara Municipal de Goiânia, um projeto de lei do vereador Eudes Vigor (PSDB) que determina o plantio de pequizeiros em praças, áreas de reserva legal e de preservação permanente e outros pontos da capital, determinados pela Prefeitura de Goiânia.

Segundo ele, o pequi faz parte da identidade goiana e, por isso, deve ser parte da capital do Estado. “O pequi para os goianos é mais que um alimento. Faz parte de sua identidade cultural. O sabor desse fruto alcançou a mesa de praticamente todos os estados brasileiros, e até fora do país”, afirma.

Eudes argumenta ainda que recebe muitas reclamações de goianienses por não encontrarem a árvore na cidade e, por isso, não conseguirem mostrá-la a parentes e amigos que visitam Goiânia e gostariam de ver como ela é. Para ele, a matéria é uma maneira de reconhecer e valorizar cultural, ecológica e socialmente a importância do pequi.

Árvores adequadas?

Agora, a matéria segue para apreciação da Prefeitura de Goiânia. Em outras ocasiões, a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) se colocou contrária ao plantio do pequizeiro, alegando que, por ser uma árvore frutífera, pode atrair pragas, além do risco de acidentes, já que os frutos podem acertar pedestres e motoqueiros que estejam passando pelo local, por exemplo.

Outros pontos destacados pela Amma é que algumas árvores frutíferas do cerrado têm crescimento lento e ficam, pela maior parte do ano, sem folhas, ou seja, não produzem sombras. Por fim, os frutos do pequizeiro podem, segundo a Amma, ser usados por vândalos ou causar acidentes quando pessoas sobem neles para pegar os frutos.

2 respostas para “Aprovado projeto que determina plantio de pequizeiros em áreas públicas da capital”

  1. Avatar Lewl76 disse:

    …que projeto relevante! Parece que nosso “circo” político não para de dar espetáculos!

  2. Avatar Bordô disse:

    É essa a qualidade dos vereadores! Quando o sujeito é ignorante, ele não é capaz de reconhecer a importância de informação técnica. Não saber sequer que existem requisitos para a escolha de uma árvore a ser plantada em espaço público.

    Quer apenas aproveitar a ingenuidade do povo para se aparecer, ao invés de fazer algo de ÚTIL para a cidade!

    Pequizeiro vai derrubar frutos nos carros e nas pessoas, a raiz irá destruir calçadas e asfalto próximo, e irá atrapalhar as famílias que vivem da venda do fruto na capital!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.