Aprovado na Câmara projeto de lei que proíbe som alto nos ônibus de Goiânia
19 agosto 2015 às 14h49

COMPARTILHAR
Matéria do petista Carlos Soares prevê até intervenção policial, caso necessário

A Câmara Municipal aprovou, em segunda e última votação, o projeto de lei do vereador Carlos Soares (PT) que proíbe o uso de aparelhos sonoros dentro dos ônibus do transporte público da capital. O objetivo, segundo o autor da proposta, é de preservar o conforto acústico dos usuários e combater a poluição sonora no interior dos veículos.
A matéria proíbe inclusive o uso do aparelho celular, quando utilizado para se ouvir música e determina que o uso de aparelhos sonoros seja feito apenas por meio de fones de ouvido. A determinação vale para todos os veículos do transporte coletivo que circulam dentro do município “independente do órgão ou ente responsável por sua administração”.
De acordo com a nova lei, caso haja alguma ocorrência do gênero no interior dos ônibus, o infrator será convidado a desligar o aparelho pelo motorista. Se o mesmo recusar, um novo convite será feito. Dessa vez, para se retirar do veículo, e se tudo não for resolvido, a intervenção policial será solicitada.
Para informar os passageiros serão afixadas placas no interior dos ônibus com detalhes da proibição e com o telefone da Rede Metropolitana do Transporte Coletivo (RMTC) para envio de denúncias. (Com informações da Câmara Municipal)