Aprovação de Dilma Rousseff avança 4% durante a Copa do Mundo, aponta Datafolha

Petista foi a que mais cresceu nas intenções de voto. Maioria dos eleitores, até os que votam nos adversários, criticou xingamentos e vaias à presidente

Foto: Reprodução/Band

Foto: Reprodução/Band

Enquanto o Brasil segue na disputa pelo hexa, a presidente Dilma Rousseff (PT) tem conseguido manter, com certa melhora, seu porcentual de intenção de votos, como já era previsto pela imprensa e por analistas políticos –– cenário que pode vir a mudar em caso de derrota da seleção canarinha. Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (3/7) mostra que a petista conseguiu subir quatro pontos porcentuais, passando de 34% a 38% da preferência do eleitorado. Mesmo assim, o instituto pondera que essa variação se encontra no limite da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. Pelo conjunto do levantamento, a perspectiva, entretanto, é que alta, e não de queda.

O levantamento verificou que a variação positiva de Dilma foi a mais acentuada dentre os presidenciáveis. Na espontânea (quando o eleitor diz sem qualquer influência do instituto em quem votaria), a presidente passou de 19% de citações para 25%; o tucano Aécio Neves passou de 19% a 20% e o pessebista Eduardo Campos de 7% para 9%. Já a aprovação da gestão Dilma Rousseff variou de 33% para 35%.

Segundo a pesquisa, 76% dos entrevistados consideraram que os torcedores que vaiaram a petista na abertura do mundial erraram. As ofensas à presidente da República também repercutiram mal até entre eleitores de Aécio Neves e Eduardo Campos: 69% dos eleitores que votam no tucano reprovaram os xingamentos, enquanto aos eleitores do pessebista esse porcentual foi de 72%.

Também subiu o porcentual de brasileiros que acreditam que a economia vai melhorar ainda este ano, em junho era de 26% e agora alcança 30% do eleitorado.  A avaliação positiva da realização da Copa do Mundo no Brasil passou de 51% a 63% entre o final do mês passado e agora.

A pesquisa Datafolha foi realizada entre os dias 1º e 2 últimos, e ouviu 2.857 eleitores de 177 municípios. BR-00194/2014 é o registro do levantamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.