COMPARTILHAR

A Apple disponibiliza, a partir desta segunda-feira, 15, a nova versão de seu sistema operacional, o iOS 26, para usuários de iPhone. O anúncio foi feito na última semana, durante o evento de lançamento dos novos produtos da empresa, que incluiu os modelos iPhone 17, o inédito iPhone Air, os AirPods Pro 3 e os relógios Apple Watch SE 3, Series 11 e Ultra 3.

Modelos compatíveis

A atualização estará disponível para aparelhos a partir do iPhone 11 e para o iPhone SE (2ª geração ou posterior). Confira a lista completa:

  • iPhone SE (2ª geração ou posterior)
  • iPhone 11, 11 Pro e 11 Pro Max
  • iPhone 12, 12 mini, 12 Pro e 12 Pro Max
  • iPhone 13, 13 mini, 13 Pro e 13 Pro Max
  • iPhone 14, 14 Plus, 14 Pro e 14 Pro Max
  • iPhone 15, 15 Plus, 15 Pro e 15 Pro Max
  • iPhone 16, 16e, 16 Plus, 16 Pro e 16 Pro Max
  • iPhone 17, 17 Pro e 17 Pro Max
  • iPhone Air

Para atualizar, basta acessar o menu “Ajustes > Geral > Atualização de Software”.

Principais novidades do iOS 26

Novo design: Liquid Glass

O iOS 26 traz a linguagem visual chamada Liquid Glass, que deixa os aplicativos com aparência translúcida e adaptável à luz e ao movimento do aparelho. O recurso está disponível em ícones, widgets, central de controle e na tela inicial.

Segurança reforçada

A Proteção para Dispositivo Roubado agora vem ativada por padrão. Além disso, a redefinição do Face ID será bloqueada automaticamente quando a função estiver ligada.

Ocultar aplicativos

Será possível ocultar aplicativos da tela inicial, sem exibir notificações. Os apps ocultos ficam armazenados em uma pasta especial.

Triagem de ligações

Chamado de Call Screening, o recurso funciona em diversos idiomas, incluindo o português. O usuário recebe uma ligação desconhecida e pode solicitar informações adicionais, que aparecem em texto antes de decidir se atende.

Tradução em tempo real

O sistema permitirá tradução simultânea de chamadas telefônicas e do FaceTime, com legendas ao vivo e voz traduzida, inclusive em uso com os AirPods.

Apple Music

O serviço de streaming ganha a função “Tradução de Letras”, que mostra o significado das músicas. Outra novidade é o modo “Sing”, que transforma o iPhone em microfone para karaokê via Apple TV.

Apple Wallet

O aplicativo passa a exibir detalhes de rastreamento de pedidos e oferecer informações de voos em tempo real. Também será possível compartilhar o status de viagens com contatos. A integração com documentos oficiais, como RG, passaporte e carteira de motorista, estará disponível inicialmente em voos domésticos nos Estados Unidos.

Apple Maps

O Maps agora identifica rotas frequentes, exibe atrasos e sugere caminhos alternativos antes mesmo da saída do usuário. O app também cria a aba “Lugares Visitados” com base nos trajetos mais comuns.

Gerenciador de senhas

O aplicativo Senhas ganha histórico de combinações e autenticação em dois fatores (2FA) integrada, inclusive para sites e apps fora do ecossistema Apple. O sistema também sugere senhas fortes automaticamente.

Leia também: Apple lança iPhone Air, o celular mais fino de sua história

Apple adota tecnologias ultrapassadas e vende status (de modernidade)