App de transporte exclusivo para mulheres ainda tem baixa adesão em Goiânia
23 junho 2018 às 18h45

COMPARTILHAR
Presente em poucas cidades no país, aplicativo Femitáxi oferece mais segurança para motoristas e passageiras

Funcionando há quase um ano em Goiânia, o Femitáxi é um aplicativo de transporte individual exclusivo para mulheres que ainda tem baixa adesão na capital. O Jornal Opção resolveu testar o serviço, que funciona no mesmo molde de dispositivos semelhantes como Uber e 99.
A estimativa é de que cerca de 80 motoristas atuem pelo aplicativo em Goiânia, que aceita tanto carros particulares como táxis. O número é muito baixo perante os mais de 3 mil motoristas de Uber, por exemplo. Em uma quarta-feira pela manhã, o tempo de espera por um carro foi de cerca de 15 minutos.
O grande diferencial do dispositivo é a segurança, tanto para passageiras quanto para motoristas. A profissional responsável por transportar a equipe no dia, Rafaella Gonçalves, disse em entrevista que, se pudesse, trabalharia apenas pelo Femitáxi, mas por enquanto, por causa da baixa demanda, ainda trabalha com o aplicativo da Uber também.
“Dirijo Uber há mais de dois anos e também estou no Femitáxi desde o início aqui em Goiânia. Nunca fui assaltada enquanto dirigia, mas já passei muito medo. A verdade é que é um alívio para nós motoristas quando vemos que a chamada é de uma mulher e acho que a maioria das passageiras também preferem quando é uma motorista. Se eu pudesse, dirigiria apenas pelo Femitáxi, pela questão da segurança. Mas a demanda ainda é muito baixa”, disse.
A regra é clara: exceto crianças e idosos, homens não entram. “Se você fizer uma chamada, eu chegar para te buscar e você estiver com seu namorado, por exemplo, ele não entra. É um aplicativo apenas para mulheres”, explicou a motorista.
Para as passageiras, a taxa mínima de cada corrida é R$ 8,00. Um pouco mais cara que a Uber, por exemplo, que trabalha com a tarifa de R$ 6,75. Com relação às motoristas, o Femitáxi é um pouco mais generoso, cobrando uma taxa de 20% sobre o preço final da corrida, enquanto seu maior concorrente cobra 25%. Além de Goiânia, o aplicativo também está disponível nas cidades de São Paulo, Campinas, Santos, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte.
Outro diferencial do aplicativo é um recurso especial para as mães. É o serviço de transporte para crianças desacompanhadas, que permite acompanhar a viagem via aplicativo para celular ou site. “O aplicativo é mais movimentado durante a semana. Muitas mães pedem viagens para filhos em idade escolar, para irem da escola para outras atividades extracurriculares, por exemplo”, contou Rafaella.