Após sequência de desgastes, Lula e Ciro decidem selar as pazes
29 outubro 2020 às 11h31

COMPARTILHAR
Ainda que prováveis alianças não tenham sido colocadas em discussão, fim da “inimizade” entre ambos pode estar incumbido de interesses comuns quanto a disputa presidencial em 2022

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) se reuniram na sede do Instituto Lula, em São Paulo, onde resolveram selar as pazes.
Conforme mostrado pelo O Globo, a reaproximação de ambos – que tocavam uma relação abalada desde a eleição de 2018 – pode significar uma reaproximação dos partidos de esquerda.
Ainda que prováveis alianças não tenham sido colocadas em discussão, fim da “inimizade” entre ambos pode estar incumbido de interesses comuns quanto a disputa presidencial em 2022 cada vez mais próxima.
No passado, ambos tiveram uma grande proximidade, especialmente durante o primeiro governo de Lula quando Ciro ocupou o cargo de ministro da Integração Nacional.
No entanto, a relação foi se desgastando e os desentendimentos tomaram ainda mais proporção quando Ciro negou ser um “vice de araque” do líder petista nas eleições de 2018 – Lula chegou a pedir o registro de candidatura mas acabou impedido de concorrer pelo caso do Triplex, no Guarujá.

