Após seis meses desde primeira confirmação de Covid-19, Brasil apresenta queda de casos e alto índice de mortes
26 agosto 2020 às 21h08
COMPARTILHAR
Nesta quarta-feira, 26, foram acrescentados 1.086 novos óbitos e 47.161 novos casos de infecção pelo novo coronavírus
De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Brasil registrou 1.086 novos óbitos em decorrência da Covid-19 nesta quarta-feira, 26, o que eleva o total de mortes pela doença no país a 117.666. Também foram notificados 47.161 novos casos de infecção pelo novo coronavírus, atingindo um total de 3.717.156 contaminações confirmadas.
Nesta quarta, o Brasil completou seis meses desde a primeira confirmação de um caso de Covid-19, registrado em São Paulo em 26 de fevereiro, em um paciente que havia viajado à Itália.
O Ministério da Saúde apontou que o Brasil completou a data com 99,1% dos municípios do país com pelo menos uma infecção por coronavírus, enquanto 72,7% das cidades contabilizaram ao menos um óbito em decorrência da doença.
Apesar dos altos números, as autoridades brasileiras ressaltaram que o país tem verificado uma tendência de queda na contagem de novos registros de casos de Covid-19 e um “platô elevado” no número de óbitos.
“O que a gente observa de efetivo na semana epidemiológica 34 (mais recente concluída) foi uma redução de 13% no total de novos registros de casos de Covid em relação à semana anterior… Na semana 34 houve uma diminuição bastante importante”, disse o diretor do Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis, Eduardo Macário, em entrevista coletiva.
Sobre o número de óbitos, Macário disse que é possível afirmar que o Brasil mantém “aquela tendência de platô estabilizado”. “Mas ainda assim é um platô elevado, é um número de óbitos ainda elevado”, acrescentou o diretor.