Após saída de Moro, Bolsonaro é alvo de mais três pedidos de impeachment
27 abril 2020 às 15h51
COMPARTILHAR
Presidente da República já estava na mira de outros 27 pedidos protocolados na Câmara dos Deputados. Jair Bolsonaro é acusado por crimes de responsabilidade, previstos na Constituição Federal e Lei do Impeachment
Desde a saída do ex-ministro Sérgio Moro, a Câmara dos Deputados somaram mais três pedidos de impeachment aos outros 27 direcionado ao presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido). Ele é acusado de crimes de responsabilidade, previstos na Constituição Federal e na Lei do Impeachment.
A líder do PSL, deputada federal Joice Hasselmann foi uma das que protocolou o documento na última sexta-feira, 24. De acordo com ela, a troca de diretores da Polícia Federal seria uma tentativa do presidente interferir no órgão. Além disso, Bolsonaro teria cometido falsidade ideológica ao assinar o ato de exoneração de Valeixo em nome de Moro, segundo versão do documento publicada no Diário Oficial, depois retificada.
O outro pedido foi realizado por Ciro Gomes, que acusa o presidente da República de diversos crime de responsabilidade, como atentar contra o livre exercício dos Poderes, violar o direito ou garantia individual, interferir em estados ou municípios com desobediência às normas constitucionais. O terceiro protocolo é assinado pelo senador Randolph Rodrigues, que acusa Bolsonaro de descumprir dispositivos da Constituição Federal e da Lei do Impeachment, em especial os relacionados ao Estado Democrático de Direito.