Após reformulação no transporte público, goianienses ganham 7 novos benefícios
12 maio 2022 às 15h24

COMPARTILHAR
Carro-chefe das principais mudanças no transporte é a mobilidade aos cidadãos
Em dezembro de 2021, com a reformulação legal nas entidades que regem o transporte público em Goiás, o objetivo traçado por Goiânia e região metropolitana é construir para o público um serviço alicerçado na mobilidade e que possa servir de exemplo para todo o país. Dentre as mudanças estruturais, está a reestruturação da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC) para a consolidação da nova Rede Metropolitana de Goiânia (RMG) e também a implementação da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC). Junto a tantas novidades, duas já foram apresentadas aos goianos, como o Bilhete Único e o Passe Livre para o trabalhador. Outras cinco serão inseridas mês a mês na capital.
Talvez, a mais importante decisão tomada para o transporte público, seja o não aumento da tarifa. Hoje, o bilhete custa R$ 4,30. Desde abril, os goianos já contam com novos produtos no leque para facilitar o uso do transporte, tornando-o mais atrativo. No total, são sete e eles contemplam famílias, viagens curtas, o setor produtivo e geram o que todos esperam: economia e redução no tempo das viagens.
Para a jornalista Gabriela Rosa, que utiliza o transporte público diariamente, seja para trabalhar, no meio da semana, ou para ir à igreja aos finais de semana, a adesão ao bilhete único ajudou bastante. Segundo ela, a economia tem sido percebida tanto em tempo quanto em dinheiro, pois agora pode usar vários ônibus sem precisar passar por um terminal.
Entretanto, a usuária relata que é preciso que haja outras mudanças significativas, como a disponibilização de mais automóveis para a população. “Os ônibus continuam lotados e insuficientes para atender a demanda da população”. Todavia, ela diz que algumas alterações tem facilitado sua vida, como é o caso da chegada da linha 932 – Terminal Bandeiras/Vera Cruz/Pontakayana. “O ônibus para na porta da minha casa e, ainda, a linha passa por destinos que eu frequento constantemente”, diz. A jornalista ainda diz estar animada com a chegada dos ônibus elétricos.
Conheça os novos produtos
Bilhete Único
Cartão de embarque por tempo de uso que possibilita, no decurso de 2 horas e 30 minutos, trocas de linhas e ou de ônibus, sem a necessidade de passagem do usuário por um terminal de integração, e sem pagamento de outra tarifa. Está disponível desde 2 de abril, com um total de 1.575.422 viagens de integração. A demanda estava prevista para alcançar esse número apenas em seis meses de uso.
Vale-Transporte Assinatura
Cartão de embarque que possibilita ao passageiro, no caso beneficiário do Vale-Transporte, o livre acesso, mediante pagamento de um valor fixo mensal pelo empregador, incluindo finais de semana e feriados, e desconto de até 20% para os empregadores. O benefício alcançará 80 mil empregados.
Cartão Família
Cartão virtual de embarque que possibilita desconto na tarifa aos usuários que usam o serviço em grupo aos finais de semana.
Bilhete um Dia
Cartão virtual de embarque que possibilita a utilização em qualquer linha/ônibus pelo período de um dia com o pagamento de apenas uma tarifa.
Bilhete uma Semana
Cartão virtual de embarque que possibilita a utilização em qualquer linha/ônibus pelo período de uma semana com o pagamento de apenas uma tarifa.
Cartão Pós-Pago
Cartão virtual de embarque, pós-pago, sem desconto, que possibilita a livre utilização de toda a rede pelo período de 30 dias (mensal).
Meia-Tarifa
Cartão virtual de embarque que possibilita a redução de 50% do valor da tarifa básica, nos deslocamentos de até 5 quilômetros.