Após gestão Iris romper contrato, laboratório demite funcionários em Goiânia
01 junho 2018 às 17h02

COMPARTILHAR
Prestadores de serviço estão com pagamento de outubro de 2016 em atraso. Dívida gira em torno de R$ 700 mil

O laboratório Sigma, que há 11 anos era prestador de serviços da Prefeitura de Goiânia, teve o contrato rompido pela atual gestão e decidiu, durante reunião nesta sexta-feira (1/6), demitir os funcionários.
[relacionadas artigos=”114484″]
A medida foi tomada depois que, na última quarta-feira (30), o laboratório deixou de prestar os serviços dentro do Cais Vila Nova e também de realizar os exames enviados pelos Cais Jardim Guanabara, Cais Novo Mundo e Cais Chácara do Governador.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) enviou ás unidades o novo protocolo para atendimento laboratorial. No documento, constam orientações básicas como “evitar garrotear o braço por mais de 1 minuto”, para que os próprios técnicos em enfermagem façam as coletas.
A partir de agora, a maioria dos exames serão encaminhados ao Hospital das Clínicas. Apenas os hemogramas e EAS serão realizados dentro das unidades. No entanto, alguns Cais não possuem laboratórios e deverão encaminhar as amostras para outras unidades.
De acordo com a proprietária do laboratório Sigma, Christiane Maria do Valle, os 64 laboratórios prestadores de serviço estão com pagamento de outubro de 2016 em atraso. A dívida da prefeitura gira em torno de R$ 700 mil.
Veja o posicionamento da SMS sobre o caso:
A Secretaria Municipal de Saúde informa que, diante da insatisfação dos laboratórios terceirizados em atender urgência, reestruturou a rede para que os exames continuem sendo realizados.Com isso, a população não está sendo prejudicada. Os exames de sangue e urina (EAS) estão sendo realizados em outras sete unidades de saúde do município (Cais Novo Mundo, Chácara do Governador, Campinas, Cândida de Morais, Novo Horizonte, Guanabara e Upa Itaipu), e os de bioquímica no Hospital das Clínicas. Informa ainda que uma licitação foi realizada, os aparelhos necessários adquiridos e em alguns dias os exames de bioquímica também serão feitos nas unidades de emergência do município.
Laboratórios
Na última quarta-feira (30/5), cinco laboratórios deixam de realizar exames de urgência nos Centros de Atendimento Integral à Saúde (Cais) e Centros Integrados de Assistência Médico Sanitária (Ciams) de Goiânia.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) assumiu os procedimentos terceirizados para corte de gastos.