Após polêmica, Facebook exclui eventos do Festival Vaca Amarela

Festival de música alternativa causou indignação nas redes sociais ao utilizar imagem de Nossa Senhora”pop” em material de divulgação

Cartaz do Vaca Amarela 2016

Cartaz do Vaca Amarela 2016

A páginas do evento Vaca Amarela no Facebook foram excluídas após polêmica referente à arte escolhida para ilustrar o material de divulgação da edição de 15 anos do festival, que acontece em Goiânia entre os dias 23 e 25 de setembro, no Martim Cererê.

A peça trata-se de uma imagem de Nossa Senhora pintada de amarelo, com chifres e manchas negras, similares as de uma vaca, divulgada na última quarta-feira (24/6).

Assim que a organização divulgou a página do evento no Facebook, dezenas de pessoas manifestaram indignação quanto à utilização da imagem, o que fez com que a página fosse excluída na quinta-feira (25/8). No mesmo dia, os organizadores criaram um segundo evento que também foi apagado horas depois, na manhã desta sexta-feira (26/8).

Antes de serem excluídos, os eventos tinham sido inundados por comentários de pessoas que se sentiram ofendidas pelo material. A organização do evento utiliza a obra da artista plástica Ana Smile. O trabalho dela consiste na criação de esculturas de santos da Igreja Católica inspirados na cultura pop e foi proibido pela Justiça em março deste ano.

Sobre a polêmica, os responsáveis pelo Festival Vaca Amarela afirmaram que “Todos têm o direito de crer, inclusive no poder de transformação da arte e da cultura”, ao reivindicarem o direito à liberdade de expressão.

Já outros segmentos se posicionaram contrários ao material de divulgação. O candidato a prefeito de Goiânia Francisco Jr. (PSD), por exemplo, considerou “um desrespeito a fé não só dos católicos, mas de todos os cristãos”.

“Sou grande defensor da cultura como meio de conscientização, mas acredito que protesto, contestação e respeito podem acontecer simultaneamente. Defender a liberdade de expressão afrontando a fé das pessoas é o mesmo que defender a paz com armas nas mãos”, escreveu o candidato em sua página do Facebook.

Com ou sem evento no Facebook, porém, o Vaca Amarela segue confirmado para acontecer entre os dias 23 e 25 de setembro no Martim Cererê, em Goiânia. Considerado um dos maiores festivais de música alternativa do País, o Vaca trará mais de 60 atrações, entre elas, Gabriel O Pensador. Mombojó, Hellbenders, Carne Doce, Rafael Castro, Ventre, Ara Macao, Francisco El Hombre, VMG, Overfuzz e Dogman.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.