Após polêmica de fraude, PUC Goiás retoma vestibular para o curso de Medicina

Segundo instituição, processos administrativos estão em fase final. A abertura de novas turmas foi suspensa em junho deste ano, sob protestos dos alunos

A Pontifícia Universidade Católica de Goiás anunciou na última sexta-feira (21/10) que abrirá novas vagas para o curso de medicina a partir do primeiro semestre de 2017. Em junho deste ano, a universidade suspendeu a abertura de novas turmas no curso após escândalo de fraude no certame. Em novembro de 2015, quatro estudantes de medicina da PUC foram presos pela Polícia Federal por envolvimento no esquema.

Em anúncio, a reitoria da PUC Goiás afirma que o edital para ingresso no curso de medicina será separado do edital para o vestibular dos demais cursos oferecidos pela instituição, com inscrição a partir de janeiro de 2017. A seleção utilizará a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016.

Segundo nota oficial, a decisão pela retomada da abertura de nova turma de medicina uma vez que os processos de investigação estão em fase final. “Na presente data os processos administrativos disciplinares, instaurados a partir das investigações, se encontram em fase de conclusão. Por esta razão, a PUC Goiás comunica que decidiu retomar a oferta de vagas para ingresso no curso de medicina no primeiro semestre de 2017.”

Leia o comunicado na íntegra:

A Pontifícia Universidade Católica de Goiás é uma instituição comunitária e confessional. Esta identidade exige um especial compromisso com a verdade e com a justiça, como prática institucional e proposta educativa.

Por isso, no exercício da autonomia que lhe confere a legislação, em junho de 2016 a Pontifícia Universidade Católica de Goiás suspendeu temporariamente a oferta de vagas para seu curso de medicina, em respeito às investigações da tentativa de fraude praticada por uma associação criminosa no processo seletivo do dia 7 de novembro de 2015.

Na presente data os processos administrativos disciplinares, instaurados a partir das investigações, se encontram em fase de conclusão. Por esta razão, a PUC Goiás comunica que decidiu retomar a oferta de vagas para ingresso no curso de medicina no primeiro semestre de 2017. O processo seletivo (vestibular) para o curso de medicina acontecerá em janeiro de 2017. Os candidatos concorrerão utilizando as notas do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) de 2016, conforme procedimentos e regras a serem divulgadas em edital específico.

Para os demais cursos da Universidade, as provas do processo seletivo acontecerão no dia 19 de novembro e o edital será publicado no dia 25 de outubro.

Administração Superior da PUC Goiás

Relembre o caso

Em novembro de 2015, a Polícia Federal deflagrou a Operação Gabarito, que visou desarticular organização especializada em fraudar certames de interesse público, especialmente vestibulares. A denúncia partiu da própria PUC, que desconfiou de atitude suspeita de um dos concorrentes durante a prova de vestibular da instituição. Na ocasião, quatro estudantes de medicina do 1º e 2º período foram presos.

Em junho de 2016, a reitoria decidiu cancelar a abertura de nova turma para o 2º semestre deste ano, devido às investigaçõe que ainda estavam em curso, que mostravam indícios de envolvimento direto, não apenas de alunos, mas também de pais de alunos, no esquema criminoso.

À época, os alunos de medicina protestaram e se manifestaram contra a decisão da reitoria em não abrir nova turma, alegando prejuízo ao curso como um todo, por conta dos diferentes módulos que trabalham em conjunto e também por causa dos convênios do curso com hospitais e postos de saúde, que dependem de novas turmas para continuar trabalhando.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.