Elon Musk e empresas são processados por suposto esquema de pirâmide com criptomoeda

17 junho 2022 às 08h15

COMPARTILHAR
De acordo com a imprensa norte-americana, o empresário Elon Musk e as empresas SpaceX e Tesla, chefiadas por ele, foram processados por suposto esquema de pirâmide com criptomoedas. Em New York, nos Estados Unidos, Keith Johnson pediu US$ 258 bilhões de indenização após alegar ter perdido dinheiro.
Na queixa apresentada em um tribunal de Manhattan, na terça-feira (14), Johnson declarou que “é um cidadão americano que foi defraudado em dinheiro” e que os réus “enganosamente afirmam que a Dogecoin [criptomoeda] é um investimento legítimo quando ela não tem valor algum”.
“Os réus estavam cientes desde 2019 que o Dogecoin não tinha valor, mas ainda o promoviam para lucrar com sua negociação. Musk usou seu pedestal como o homem mais rico do mundo para operar e manipular o esquema de pirâmide Dogecoin para lucro, exposição e diversão”, afirmou a denúncia.
O homem pede US$ 86 bilhões em danos, representando o declínio no valor de mercado da Dogecoin desde maio de 2021, e quer triplicar o valor. Ele também pede a proibição de propaganda da Dogecoin por Musk e suas empresas.
A Dogecoin começou como piada e acabou se tornando o 7º maior ativo do tipo em valor de mercado em agosto do ano passado, segundo o site Coinmarketcap. Em 2021, o CEO da Tesla fez diversas publicações nas redes sociais dizendo que essa seria sua moeda favorita, o que teria gerado um salto de valorização que a “criptomoeda-meme” teve naquele ano.
À época, a criptomoeda chegou a subir 1.100% em um mês, entre 7 de abril e 7 de maio. Musk afirmou que fez compra da moeda, acreditava em seu projeto e, dias depois do pico de valorização, chegou a dizer que passou a trabalhar com os desenvolvedores para melhorá-la.