Colegiado promoverá encontro sobre o tema na sede do Legislativo goiano, em Goiânia, no dia 4 de dezembro

Foto: Lívia Barbosa | Jornal Opção

Membros da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) se reúnem na próxima segunda-feira, 2, para a penúltima audiência pública para debater a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2020. 

Desta vez, o encontro será na sede da Câmara Municipal de Posse, às 19h, encerrando o ciclo de debates no interior.

Dois dias depois, ou seja, na quarta-feira, 4, o colegiado promoverá a última audiência sobre o tema na sede do Legislativo goiano, em Goiânia. A reunião será no auditório Solon Amaral do Palácio Alfredo Nasser, às 9h.

Vale lembrar que o relatório da LOA para 2020 será votado na Comissão no dia 11 de dezembro. O prazo final para os parlamentares fazerem as indicações de emendas nas áreas de Saúde e/ou Educação – com limite de R$ 4,082 milhões por parlamentar -, terminou na última quarta-feira, 27.

Participação dos municípios 

A LOA foi debatida em uma série de audiências realizadas em várias cidades goianas, com o objetivo de colher dados e informações que servirão para subsidiar a elaboração do relatório do orçamento anual. 

A primeira audiência foi realizada no dia 4 de novembro, em Morrinhos. A ação itinerante foi realizada na Câmara Municipal da cidade, sob a liderança do vice-presidente da comissão e relator da LOA, deputado Jeferson Rodrigues (Republicanos).

O segundo debate aconteceu no Sudoeste goiano, na cidade de Rio Verde, no dia 7 deste mês. O presidente da comissão, deputado Karlos Cabral (PDT), comandou o encontro e ressaltou que pela primeira vez na história de Goiás a Assembleia vai a campo para discutir com a população o orçamento do Estado.

Em seguida, a Comissão de Finanças deu voz à população de Porangatu, em audiência realizada no último dia 11. Já no dia 18, foi a vez de os moradores de Águas Lindas contribuírem para a elaboração da LOA. 

O relator da matéria LOA destacou que essa série de debates também foi realizada na elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que culminou em bons resultados.