Após novo acidente, Corpo de Bombeiros alerta para perigos da panela de pressão

Duas mulheres ficaram feridas nesta terça-feira (24) após explosão em um CMEI de Aparecida de Goiânia

Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Duas mulheres ficaram feridas na manhã desta terça-feira (24/3), após explosão de uma panela de pressão, no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Benedita Maria Nascimento, no Bairro Internacional Park, em Aparecida de Goiânia.

Segundo o Corpo de Bombeiros, uma das vítimas foi levada ao Hospital Ortopédico Promed com queimaduras de 1º grau e suspeita de fratura.

De acordo com a prefeitura de Aparecida, em nota (veja abaixo), todo o apoio e direcionamento foram oferecidos logo após a explosão.

No último dia 13, uma panela de pressão explodiu na Escola Municipal Moisés Santana, no Bairro Capuava, em Goiânia, e causou um princípio de incêndio. O Corpo de Bombeiros foi acionado e o fogo, que se concentrava apenas na cozinha da unidade de ensino, foi rapidamente controlado.

Por conta do perigo, o Corpo de Bombeiros alerta para os cuidados com o instrumento na cozinha. De acordo com o tenente Paulineli Damasceno da Silva, é preciso seguir as orientações do manual do produto, já que cada fabricante segue uma recomendação de uso.

“Pode parecer uma atividade básica, mas apresenta alguns riscos. Tem que verificar sempre se a válvula não está entupida, se a válvula de segurança está funcionando e ficar atento a qualquer barulho diferente durante o cozimento”, acrescenta.

Em caso de acidente, o Corpo de Bombeiros deve ser contactado através do 193 e, além de prestar os primeiros socorros, os agentes fazem um levantamento sobre a possibilidade de danos na edificação.

Veja a nota na íntegra da prefeitura de Aparecida de Goiânia:

Referente ao incidente no CMEI Benedita Maria do Nascimento, no Internacional Park, onde estourou uma panela de pressão, a SEMEC  esclarece que não houve nenhum ferimento grave ocasionado pela explosão da panela.

Informa ainda, que imediatamente após o fato, a gestão da Unidade Escolar acionou o gabinete da Secretaria de Educação e Cultura, tendo a mesma enviado à Unidade referida a Supervisão Escolar para o apoio e direcionamento, a equipe do Departamento de Saúde do Servidor da Educação, para os encaminhamentos médicos e acompanhamento das servidoras merendeiras atingidas, uma equipe de Segurança do Trabalho,  um equipe de Manutenção para avaliar os danos e iniciar os reparos possíveis imediatamente.

Segundo os bombeiros, também acionados no primeiro instante, as dores que as servidoras estavam sentindo poderiam ser devido ao enorme susto, o que causa contrações dos nervos. Uma das servidores relatou que algo bateu em seu braço, mas provavelmente não foi a panela. Já está constatado que não houve fratura. As funcionárias foram levadas pela equipe do Departamento de Saúde do Servidor da Educação para atendimento médico, sendo uma para a UPA Buriti Sereno e outra para o Hospital Jardim América, a pedido da mesma.

Às 11 horas desta manhã, a SEMEC entregou o almoço completo para a Unidade Escolar.

Novas panelas e vários outros utensílios serão entregues às Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino nos próximos meses, estando atualmente em processo de licitação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.