Após morte de morador, Prefeitura de Alto Paraíso convoca habitantes e turistas para vacinação

Tr├¬s mil vacinas foram distribu├¡das em 11 postos de vacina├º├úo. A gest├úo municipal divulgou tamb├®m recomenda├º├Áes a todos que ainda n├úo foram vacinados┬á

Depois da morte de um morador por febre amarela e a constata├º├úo da doen├ºa┬áem um┬áturista┬áde Alto Para├¡so — cidade tur├¡stica localizada a 412 quil├┤metros de Goi├ónia– , a prefeitura convocou a popula├º├úo do munic├¡pio e os turistas a se vacinarem.┬á”Este ├® um momento de esclarecimento, informa├º├úo e a├º├úo. A prefeitura est├í fazendo a sua parte. O cidad├úo e o visitante precisam fazer a sua, para livrarmos o munic├¡pio da febre amarelaÔÇØ, disse o prefeito Alan Barbosa (PSB).

No ├║ltimo s├íbado (14/2), a┬áSecretaria Estadual de Sa├║de (SES) confirmou dois casos de febre amarela. O┬áprimeiro foi de um jovem residente no munic├¡pio que teria contra├¡do a doen├ºa naquela localidade. O rapaz de 22 anos, que n├úo era vacinado, veio a ├│bito em um hospital de Bras├¡lia. J├í a segundo v├¡tima ├® um turista belga, tamb├®m n├úo vacinado, que j├í teve alta alta e passa bem.

A Prefeitura de Alto Para├¡so divulgou que est├úo dispon├¡veis mais de tr├¬s mil doses em 11┬ápostos de vacina├º├úo da cidade.┬áA imuniza├º├úo ├® indicada a┬átodas as pessoas a┬ápartir dos seis meses, exceto gr├ívidas e m├úes em per├¡odo de amamenta├º├úo.

A gest├úo municipal tamb├®m┬árecomendou que┬ámoradores e visitantes que ainda n├úo foram vacinados┬áevitem┬ácircular por ├íreas de mata nativa no in├¡cio e no final do dia; usem┬ásempre que poss├¡vel cal├ºas e camisas que cubram a maior parte do corpo; apliquem┬árepelente, inclusive na nuca e nas orelhas, e repita a aplica├º├úo a cada quatro horas, ou a cada duas horas, em caso de transpira├º├úo excessiva.

Veja nota da prefeitura da íntegra:

A Secretaria Municipal de Sa├║de de Alto Para├¡so convoca a todos os seus moradores e visitantes para se vacinarem contra a febre amarela. Esta ├® uma a├º├úo preventiva. Fa├ºa a sua parte nesta campanha da nossa cidade contra o mosquito da febre amarela.

Você que não está vacinado ou que tem dúvidas sobre a data de validade da sua vacina, deve procurar ainda hoje, um dos 11 Postos de Vacinação distribuídos em todo o município.
Serão oito postos fixos nas seguintes localidades: Praça do Bambu, Posto do Novo Horizonte, Hospital Municipal, Escola Ana Aguiar ( Cidade Alta) e um Posto na entrada da cidade ( GO/118). Em São Jorge serão três Postos de Vacinação: Escola Infantil, Posto de Saúde e na entrada do Parque Nacional.

Quatro equipes volantes da Secretaria de Saúde estarão percorrendo as comunidades da Fraternidade e Cachoeira dos Couros ; Moinho e Sertão ; e em torno da cidade de Alto Paraíso.
ÔÇ£Este ├® um momento de esclarecimento, informa├º├úo e a├º├úo. A prefeitura est├í fazendo a sua parte. O cidad├úo e o visitante precisam fazer a sua, para livrarmos o munic├¡pio da febre amarelaÔÇØ, afirmou Alan Barbosa.

A comunidade precisa saber do inteiro teor dos fatos.┬áH├í duas semanas em Bras├¡lia, um morador de nosso munic├¡pio h├í oito meses, um jovem de 22 anos veio a ├│bito em Bras├¡lia. Inicialmente diagnosticado como um caso de ÔÇ£suspeitaÔÇØ de DENGUE HEMORR├üGICA, a Secretaria Municipal de Sa├║de foi comunicada oficialmente neste s├íbado (14), pelos ├│rg├úos de controle sanit├írio do Minist├®rio da Sa├║de, como positivo para FEBRE AMARELA. Ou seja, o morador foi picado pelo mosquito transmissor da febre amarela em nossa regi├úo.

Apesar de ter sido apenas um caso, por determinação do Prefeito Municipal, Álan Barbosa, foi deflagrada uma verdadeira operação emergencial de informação e imunização da população e dos turistas. Em menos de três horas, foi planejada toda a logística da operação e iniciada uma vacinação em massa na cidade e arredores. Mais de três mil doses da vacina estão disponíveis nos diversos postos de vacinação da cidade. O Prefeito convocou todos os servidores da Secretaria de Saúde, os agentes de saúde da Família e demais servidores da prefeitura para participarem deste esforço de esclarecimento público sobre a doença e sua única prevenção: a vacinação.

Uma informação importante: Podem se vacinar todas as pessoas a partir de seis meses idade. Grávidas e mães em período de amamentação não podem se vacinar.

De acordo com os protocolos adotados pela Secretaria Estadual de Sa├║de ├® recomendado a todos os moradores e visitantes que n├úo foram vacinados devem evitar circular por ├íreas de mata nativa no in├¡cio e no final do dia e :
* Usar sempre que possível calças e camisas que cubram a maior parte do corpo
* Aplicar repelente sistematicamente. N├úo se esque├ºa de pass├í-lo tamb├®m na nuca e nas orelhas. Repita a aplica├º├úo a cada quatro horas, ou a cada duas horas se tiver transpirado muito;
* Não se esquecer de reaplicar o repelente toda a vez que molhar o corpo ou entrar na água

Outra detalhe importante : a ├║nica forma de evitar a febre amarela ├® atrav├®s da vacina├º├úo.

Caso voc├¬ tenha algum desses sintomas ( febre,dor de cabe├ºa, na├║seas, v├┤mitos, dores no corpo, ou a pele e os olhos fiquem amarelados ) procure imediatamente o Hospital Municipal mais pr├│ximo. Se ocorrer hemorragia na gengiva, nariz, est├┤mago, intestino e urina n├úo deixe tamb├®m de procurar o hospital.

A prefeitura alerta moradores e visitantes que apresentem sintomas como febre, dor de cabe├ºa, n├íuseas, v├┤mitos, dores no corpo ou pele para procurarem o hospital mais pr├│ximo. Sintomas como hemorragia na gengiva, no nariz, no est├┤mago, no intestino ou na urina tamb├®m exigem aten├º├úo m├®dica imediata.

Uma resposta para “Ap├│s morte de morador, Prefeitura de Alto Para├¡so convoca habitantes e turistas para vacina├º├úo”

  1. sonia maria goes shafa disse:

    As pessoas antes de irem para qualquer átrea de algumas regiçoes do Brasil, onde hje são áreas turisticas, coo Nordeste, cantro Oeste e Norte precisam saber quais as doenas que es~tao ocorrendo.Lamen´tavel um morador jovem morrer de febre amareal e lamentável que em relação Turista Internacional não tenha sido visto isto ao entrar noPais. Brasil é um pais de risco sim para Febre Amarela doença gravissimma que pode ser confundia no incio com dengue, mas o quadro clinico evoluindo rapidamente para hemorragia e problema renal.O pais é tropical, com os desmatamentos as doençcas que pareciam estar em controle , estão ai novamente, Se esta cidade é de risco para Febre Am earela deveria no Portal avisar, nem semre os Portais Turisisticos informam sobre isto que afastaria os turistas?: Sonia , enfermera sanitarista, agora aposentada,trabalhei na Vigilância destasc doenças no sus do Paraná mhitos anos e sempre estávamos de alerta para taxas de cobertura vacinal e controle do foco de mosquitos. O Brasil verde amarelo, pode deixar pacientes com icterícia,amarelos que levam a õbito. Lamentável !.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.