Após morte de morador, Prefeitura de Alto Paraíso convoca habitantes e turistas para vacinação

Três mil vacinas foram distribuídas em 11 postos de vacinação. A gestão municipal divulgou também recomendações a todos que ainda não foram vacinados 

Depois da morte de um morador por febre amarela e a constatação da doença em um turista de Alto Paraíso — cidade turística localizada a 412 quilômetros de Goiânia– , a prefeitura convocou a população do município e os turistas a se vacinarem. “Este é um momento de esclarecimento, informação e ação. A prefeitura está fazendo a sua parte. O cidadão e o visitante precisam fazer a sua, para livrarmos o município da febre amarela”, disse o prefeito Alan Barbosa (PSB).

No último sábado (14/2), a Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou dois casos de febre amarela. O primeiro foi de um jovem residente no município que teria contraído a doença naquela localidade. O rapaz de 22 anos, que não era vacinado, veio a óbito em um hospital de Brasília. Já a segundo vítima é um turista belga, também não vacinado, que já teve alta alta e passa bem.

A Prefeitura de Alto Paraíso divulgou que estão disponíveis mais de três mil doses em 11 postos de vacinação da cidade. A imunização é indicada a todas as pessoas a partir dos seis meses, exceto grávidas e mães em período de amamentação.

A gestão municipal também recomendou que moradores e visitantes que ainda não foram vacinados evitem circular por áreas de mata nativa no início e no final do dia; usem sempre que possível calças e camisas que cubram a maior parte do corpo; apliquem repelente, inclusive na nuca e nas orelhas, e repita a aplicação a cada quatro horas, ou a cada duas horas, em caso de transpiração excessiva.

Veja nota da prefeitura da íntegra:

A Secretaria Municipal de Saúde de Alto Paraíso convoca a todos os seus moradores e visitantes para se vacinarem contra a febre amarela. Esta é uma ação preventiva. Faça a sua parte nesta campanha da nossa cidade contra o mosquito da febre amarela.

Você que não está vacinado ou que tem dúvidas sobre a data de validade da sua vacina, deve procurar ainda hoje, um dos 11 Postos de Vacinação distribuídos em todo o município.
Serão oito postos fixos nas seguintes localidades: Praça do Bambu, Posto do Novo Horizonte, Hospital Municipal, Escola Ana Aguiar ( Cidade Alta) e um Posto na entrada da cidade ( GO/118). Em São Jorge serão três Postos de Vacinação: Escola Infantil, Posto de Saúde e na entrada do Parque Nacional.

Quatro equipes volantes da Secretaria de Saúde estarão percorrendo as comunidades da Fraternidade e Cachoeira dos Couros ; Moinho e Sertão ; e em torno da cidade de Alto Paraíso.
“Este é um momento de esclarecimento, informação e ação. A prefeitura está fazendo a sua parte. O cidadão e o visitante precisam fazer a sua, para livrarmos o município da febre amarela”, afirmou Alan Barbosa.

A comunidade precisa saber do inteiro teor dos fatos. Há duas semanas em Brasília, um morador de nosso município há oito meses, um jovem de 22 anos veio a óbito em Brasília. Inicialmente diagnosticado como um caso de “suspeita” de DENGUE HEMORRÁGICA, a Secretaria Municipal de Saúde foi comunicada oficialmente neste sábado (14), pelos órgãos de controle sanitário do Ministério da Saúde, como positivo para FEBRE AMARELA. Ou seja, o morador foi picado pelo mosquito transmissor da febre amarela em nossa região.

Apesar de ter sido apenas um caso, por determinação do Prefeito Municipal, Álan Barbosa, foi deflagrada uma verdadeira operação emergencial de informação e imunização da população e dos turistas. Em menos de três horas, foi planejada toda a logística da operação e iniciada uma vacinação em massa na cidade e arredores. Mais de três mil doses da vacina estão disponíveis nos diversos postos de vacinação da cidade. O Prefeito convocou todos os servidores da Secretaria de Saúde, os agentes de saúde da Família e demais servidores da prefeitura para participarem deste esforço de esclarecimento público sobre a doença e sua única prevenção: a vacinação.

Uma informação importante: Podem se vacinar todas as pessoas a partir de seis meses idade. Grávidas e mães em período de amamentação não podem se vacinar.

De acordo com os protocolos adotados pela Secretaria Estadual de Saúde é recomendado a todos os moradores e visitantes que não foram vacinados devem evitar circular por áreas de mata nativa no início e no final do dia e :
* Usar sempre que possível calças e camisas que cubram a maior parte do corpo
* Aplicar repelente sistematicamente. Não se esqueça de passá-lo também na nuca e nas orelhas. Repita a aplicação a cada quatro horas, ou a cada duas horas se tiver transpirado muito;
* Não se esquecer de reaplicar o repelente toda a vez que molhar o corpo ou entrar na água

Outra detalhe importante : a única forma de evitar a febre amarela é através da vacinação.

Caso você tenha algum desses sintomas ( febre,dor de cabeça, naúseas, vômitos, dores no corpo, ou a pele e os olhos fiquem amarelados ) procure imediatamente o Hospital Municipal mais próximo. Se ocorrer hemorragia na gengiva, nariz, estômago, intestino e urina não deixe também de procurar o hospital.

A prefeitura alerta moradores e visitantes que apresentem sintomas como febre, dor de cabeça, náuseas, vômitos, dores no corpo ou pele para procurarem o hospital mais próximo. Sintomas como hemorragia na gengiva, no nariz, no estômago, no intestino ou na urina também exigem atenção médica imediata.

1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

sonia maria goes shafa

As pessoas antes de irem para qualquer átrea de algumas regiçoes do Brasil, onde hje são áreas turisticas, coo Nordeste, cantro Oeste e Norte precisam saber quais as doenas que es~tao ocorrendo.Lamen´tavel um morador jovem morrer de febre amareal e lamentável que em relação Turista Internacional não tenha sido visto isto ao entrar noPais. Brasil é um pais de risco sim para Febre Amarela doença gravissimma que pode ser confundia no incio com dengue, mas o quadro clinico evoluindo rapidamente para hemorragia e problema renal.O pais é tropical, com os desmatamentos as doençcas que pareciam estar em controle , estão… Leia mais