Após dissolvição, Cidadania está empenhado em eleger Simone Tebet e Marconi Perillo
06 julho 2022 às 10h56
COMPARTILHAR
Diretório nacional interviu no comando da legenda em Goiás, que agora deve ser presidida por Gilvane Felipe
Após decisão do diretório nacional do Cidadania que dissolveu o diretório estadual da legenda em Goiás, o partido deve voltar esforços para eleger Marconi Perillo (PSDB) e Simone Tebet (MDB) nas eleições de outubro. A informação é do ex-secretário de Cultura Gilvane Felipe, apontado como novo presidente regional do Cidadania. A nomeação da nova direção deve acontecer até esta quinta-feira, 6.
Segundo Gilvane, que já presidiu o partido por quatro anos – quando ainda era Partido Popular Socialista (PPS) – a troca de comando ocorreu por um conjunto de fatores, sendo o principal deles motivado por articulações políticas. “Aqui em Goiás, não tinha como ficar sob a orientação de um grupo alinhado com Caiado”, comentou Gilvane. Até então, o partido era comandado pelo vice-governador do Estado, Lincoln Tejota, agora filiado ao União Brasil.
Ao Jornal Opção, Gilvane explicou que as alianças políticas em Goiás devem ser buscadas em comum acordo com o PSDB, conforme orientação nacional. Além do apoio a Caiado destoar dos rumo desejado pelo comando do partido, Tejota também protagonizava uma disputa interna no Cidadania com o próprio Gilvane, desde novembro de 2021. Em Congresso do diretório goiano do partido realizado em 6 de novembro daquele ano, Gilvane pediu a palavra e criticou a atuação do comando da legenda, que agora sofreu a intervenção.
Em resolução assinada pelo presidente nacional, Roberto Freire, o Cidadania apontou que o diretório de Goiás estaria “se movimentando em sentido contrário ao posicionamento nacional da Federação PSDB Cidadania, aliando-se em seus respectivos Estados a nossos adversários no plano estadual e nacional”. O texto também determina a dissolvição do diretório estadual da Paraíba, pelo mesmo motivo político.
Agora, Gilvane aguarda a nomeação oficial para falar como presidente do Cidadania em Goiás, mas já adianta que os esforços do partido estarão voltados para eleger Marconi Perillo ao governo do Estado e Simonet Tebet à Presidência da República. Apesar do ex-governador ainda não ter confirmado candidatura ao Palácio das Esmeraldas, a posição interna do Cidadania é de defender esse projeto. “Estamos apostando no Marconi e acreditamos que ele tem grandes chances de ser eleito”, menciona, destacando que o ex-governador tem aparecido com bons números nas pesquisas de intenção de voto, mesmo sem ter declarado candidatura.