Após dia de caos no mercado global, bolsas e petróleo sobem

Expectativa é que o dia transcorra sem que nenhum circuit breaker precise ser acionado

Bolsas do Ocidente devem acompanhar as altas da Ásia / Foto: Kyodo News/Getty Images

As bolsas asiáticas fecharam o pregão nesta madrugada em alta, quando os índices de Shenzhen e Xangai registraram alta de 2,65% e 1,82%, respectivamente. Em Hong Kong, a alta foi de 1,41%. O índice MSCI (de ações Ásia-Pacífico, com exceção do Japão) teve alta de 1,36% após cair mais de 5% na segunda-feira.

Além de um movimento natural de recuperação das quedas bruscas do dia anterior, a alta nos mercados vem sobretudo em meio a uma expectativa dos mercados de que os governos mundo afora anunciem estímulos para a economia em meio à epidemia do coronavírus e aos potenciais problemas de demanda das commodities.

A alta mais tímida ficou no Japão, com o índice Nikkei subindo somente 0,85%, à medida em que o país enfrenta sinais fracos em sua própria economia e terminou 2019 em recessão, podendo ser ainda mais afetado por uma crise global.

No resto do dia, as bolsas do Ocidente devem acompanhar as altas da Ásia. O índice europeu Stoxx 600 subia 2,6% às 6h, enquanto o FTSE de Londres operava em alta de 2,8% — o índice conta com grandes petroleiras europeias, como a Royal Dutch Shell e a BP. Os contratos futuros do americano S&P 500 subiam mais de 3% às 6h, após queda de 7,6% na segunda-feira.

Já o barril de petróleo, variava entre alta de 5% e 7% por volta das 6h. Na segunda-feira, o preço do barril fechou em queda de 24% em meio à decisão da Arábia Saudita de reduzir seus preços e aumentar a produção..

As principais bolsas europeias também operam em alta ao redor de 4% nesta terça. Por volta das 8h, o índice FTSE 100 de Londres, na Inglaterra, subia 4%. O DAX 30 de Frankfurt, na Alemanha, ganhava 3,50%. O CAC 40 de Paris, na França, apresentava alta de 4,22%. O Ibex 35, de Madrid, na Espanha, subia 3,34%. O FTSE de Milão, na Itália, avançava 2,65%. Às 8h03, o índice FTSEEurofirst 300 subia 4,16%, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 ganhava 3,99%.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.