Após desentendimento com vereador, Câmara aprova convocação do presidente da CMTC

Benjamim Kenedy  vai à Câmara Municipal onde prestará esclarecimentos. Documento foi aprovado com 13 assinaturas 

Lucas Kitão é parte da CDTC | Foto; Fernando Leite/Jornal Opção

O vereador Lucas Kitão (PSL) apresentou durante a primeira sessão ordinária do semestre um requerimento solicitando a convocação do presidente da Companhia Metropolitana do Transporte Coletivo (CMTC), Benjamim Kenedy. O documento foi aprovado com 13 assinaturas. 

Kitão apresentou o requerimento depois de afirmar ter sido desmoralizado pelo presidente da CMTC ao levar estudantes para apresentar suas reivindicações.

“Ele desrespeitou a nossa atuação e nossas prerrogativas de fiscalizar como representantes dos cidadãos”. Segundo o parlamentar, Kenedy atingiu sua “honra” ao dizer que ele estava ali para viabilizar “interesses particulares”. “Na verdade, estava representando, juntamente com os estudantes, uma demanda justa que é defendida por eles”.

Após “cometer esse erro” e “alterar o tom de voz” com o vereador e estudantes, Kitão disse que Kenedy resolveu se redimir. “Mas vejo que agora é tarde para pedir desculpas. Temos que aproveitar esse momento para refletir sobre a importância da Câmara nas ações do município. Os auxiliares do prefeito precisam dar tratamento justo aos vereadores que legitimamente representam os cidadãos”, considerou.

Com a convocação, Kennedy deve comparecer à Câmara para prestar esclarecimentos. “A CMTC, capitaneada por esse cidadão, pretende aumentar o IPVA dos veículos de todo o Estado, majorando a taxa de licenciamento. Isso, para nós, é uma irresponsabilidade. Temos que buscar o oposto, ou seja, desonerar as tarifas, diminuir o custo, dar mais transparência a esse sistema para depois, se preciso for, passarmos essa conta ao cidadão”, argumentou.

Para Kitão, as justificativas para implantação desse modelo são “esquisitas”. “Está claro que ele está defendendo os interesses das empresas ao invés de defender os interesses dos usuários, dos cidadãos”, pontuou. Kenedy foi procurado pela reportagem e disse que iria se pronunciar por meio de sua assessoria, que não atendeu aos nossos telefonemas. O espaço permanece aberto.

Proposta

Kitão ressalta que propôs ao presidente que outros tipos de receitas extra tarifárias sejam adotadas. “São formas de aumentar os recursos do transporte sem ter que passar essa conta para o cidadão”. E explicou: “A nossa ideia é trabalhar com a exploração publicitária. Isso já acontece em outros países e em outros estados brasileiros. Além disso, também poderíamos implantar os parquímetros, de forma que toda a arrecadação proveniente dessas implantações sejam totalmente destinadas a investimentos no transporte coletivo”. 

O que diz a CMTC

Em nota a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) afirma que:

Convocação:

O presidente da CMTC está pronto para atender a convocação da Câmara Municipal para esclarecimentos sobre o serviço Citybus e o projeto de criação de receitas extratarifárias. A CMTC adianta que até este momento (15h30) o documento oficial da Câmara não havia sido protocolado na Companhia.

Reunião com o vereador Lucas Kitão

O presidente da CMTC esclarece que não houve bate-boca e sim divergência de idéias sobre projetos que beneficiem o serviço de transporte coletivo de Goiânia e região metropolitana. Antes mesmo de finalizar o encontro com o vereador e dois estudantes presentes à reunião, o presidente da CMTC pediu desculpas pelo mal entendido, valorizando a participação do vereador no tema transporte que padece da falta de investimentos para a sua sustentação.

A reunião terminou por volta das 11h30 da manhã e no início da tarde Benjamin Kennedy entrou em contato por telefone com o vereador sem conseguir ser atendido. Hoje, terça-feira, novamente o presidente da CMTC fez outra ligação telefônica a Kitão sem sucesso. Para o presidente da CMTC, este assunto, que gerou um grande mal entendido, está superado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.