Após reportagem publicada pelo Jornal Opção em novembro apontar a falta de acessibilidade nos arredores da Câmara Municipal, a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) iniciou obras de readequação no local. As intervenções começaram no último domingo, 21, e têm previsão de conclusão nesta terça-feira, 23.

A situação havia sido relatada pelo engenheiro eletricista Renan Sena, de 62 anos, responsável pelos cuidados da mãe, Maria Amélia da Silva Sena, de 82 anos. Cadeirante e portadora de demência, ela enfrentava dificuldades constantes para circular fora do Residencial Serra Dourada, onde mora com o filho.

Segundo Renan, os problemas começavam assim que tentavam atravessar a avenida em direção à Praça dos Trabalhadores, antiga Estação Ferroviária, localizada ao lado da Câmara de Vereadores.

Na época, ele explicou que alterações viárias feitas para criar vagas de estacionamento da Câmara acabaram comprometendo o acesso pela calçada da Avenida Leste-Oeste, obrigando pedestres a circularem por áreas inadequadas e inseguras. 

Com as obras em andamento, Renan voltou a falar com o Jornal Opção e enviou um vídeo mostrando as melhorias já realizadas. Segundo ele, o novo traçado da calçada mudou significativamente a rotina.

“A melhoria está sendo realizada na calçada que margeia a Avenida Leste-Oeste com a Câmara e a Praça dos Trabalhadores. Antes eles tinham fechado uma parte da antiga Avenida Goiás para fazer estacionamento da Câmara e aí a gente era obrigado a ir lá no meio, na entrada da Câmara, para acessar a Praça. Agora não. Agora já vem direto por fora e acessa”, afirmou.

Ainda de acordo com Renan, a readequação trouxe mais segurança e autonomia. “Está bem mais prático. Não tenho dúvida que isso facilitou demais. Esse acesso é muito importante, não só para minha mãe e eu, mas para todos que têm que utilizar essa calçada. Então, facilitou demais. Ficou muito bom”, destacou.

Ele também ressaltou que, além da reportagem e das tentativas de diálogo com vereadores, procurou o Ministério Público há cerca de duas semanas. “Creio que todo mundo contribuiu, até os vereadores que não me deram retorno”, concluiu.

Leia também:

Engenheiro denuncia falta de acessibilidade nas imediações da Câmara de Vereadores de Goiânia