Após denúnica no Jornal Opção, Seinfra realiza obras para acessibilidade nas imediações da Câmara de Goiânia
23 dezembro 2025 às 11h50

COMPARTILHAR
Após reportagem publicada pelo Jornal Opção em novembro apontar a falta de acessibilidade nos arredores da Câmara Municipal, a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) iniciou obras de readequação no local. As intervenções começaram no último domingo, 21, e têm previsão de conclusão nesta terça-feira, 23.
A situação havia sido relatada pelo engenheiro eletricista Renan Sena, de 62 anos, responsável pelos cuidados da mãe, Maria Amélia da Silva Sena, de 82 anos. Cadeirante e portadora de demência, ela enfrentava dificuldades constantes para circular fora do Residencial Serra Dourada, onde mora com o filho.
Segundo Renan, os problemas começavam assim que tentavam atravessar a avenida em direção à Praça dos Trabalhadores, antiga Estação Ferroviária, localizada ao lado da Câmara de Vereadores.
Na época, ele explicou que alterações viárias feitas para criar vagas de estacionamento da Câmara acabaram comprometendo o acesso pela calçada da Avenida Leste-Oeste, obrigando pedestres a circularem por áreas inadequadas e inseguras.
Com as obras em andamento, Renan voltou a falar com o Jornal Opção e enviou um vídeo mostrando as melhorias já realizadas. Segundo ele, o novo traçado da calçada mudou significativamente a rotina.
“A melhoria está sendo realizada na calçada que margeia a Avenida Leste-Oeste com a Câmara e a Praça dos Trabalhadores. Antes eles tinham fechado uma parte da antiga Avenida Goiás para fazer estacionamento da Câmara e aí a gente era obrigado a ir lá no meio, na entrada da Câmara, para acessar a Praça. Agora não. Agora já vem direto por fora e acessa”, afirmou.
Ainda de acordo com Renan, a readequação trouxe mais segurança e autonomia. “Está bem mais prático. Não tenho dúvida que isso facilitou demais. Esse acesso é muito importante, não só para minha mãe e eu, mas para todos que têm que utilizar essa calçada. Então, facilitou demais. Ficou muito bom”, destacou.
Ele também ressaltou que, além da reportagem e das tentativas de diálogo com vereadores, procurou o Ministério Público há cerca de duas semanas. “Creio que todo mundo contribuiu, até os vereadores que não me deram retorno”, concluiu.
Leia também:
Engenheiro denuncia falta de acessibilidade nas imediações da Câmara de Vereadores de Goiânia

