Após a cúpula do G20, que aconteceu no Rio de Janeiro, o presidente da China, Xi Jinping, foi a Brasília para se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A visita de estado é um marco importante já que o país asiático é o maior parceiro comercial do Brasil.

Xi Jinping foi ao Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República. Também participaram os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Simone Tebet (Planejamento), Camilo Santana (Educação). Além dos membros do governo, Gabriel Galípolo (futuro presidente do Banco Central) e a ex-presidente Dilma Rousseff (atual presidente do banco do Brics) também acompanharam a visita.

O presidente chinês foi recebido com honras militares, apresentações da banda do Exército, e da Cavalaria da instituição.

Em 2023, Lula visitou Pequim, onde foi recebido por crianças balançando bandeiras dos dois países. Canções chinesas também foram executadas.

Xi Jinping chegou ao Brasil no domingo, 17. Ele participou da reunião do G20, no Rio de Janeiro. Ele visita Brasília de forma diferente de outros chefes de Estado. Segundo o Itamaraty, isso ocorre por conta do feriado do Dia da Consciência Negra, o que faz com que outros poderes estejam sem expediente.

Chefes de estado costumam ir, em visitas oficiais, até as sedes dos três poderes: Executivo (Palácio do Planalto), Legislativo (Palácio do Congresso Nacional) e Judiciário (Palácio do Supremo Tribunal Federal). Para Xi, o encontro ocorreu na Alvorada.

Leia também

Há tempos a democracia é dilacerada