Após criar rede de trens-bala, China quer trem que atinja 1.000 km/h

09 fevereiro 2025 às 13h45

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Com os avanços da tecnologia maglev, de levitação magnética, a China criou um rede de trem-bala que cobre grande parte do pais. A linha mais bem-sucedida, entre o centro de Xangai e o aeroporto de Pudong, completou 20 anos em 2024.
Para ampliar ainda mais as linhas, a academia de Ciências Sociais de Pequim desenvolve um “trem de ultra-alta velocidade”, conhecido como “trem voador”. Os testes do trem “causaram sensação em escala global por causa das inovações”, segundo Wang Peng, da Academia de Ciências Sociais de Pequim.
Em um teste num túnel de dois quilômetros, o trem teria ultrapassado a velocidade de 623 km/h, sendo divulgado que o veículo teria capacidade para chegar aos 1000 km/h, equivalente ou pouco acima da velocidade na aviação comercial. Ainda existe a possibilidade do trem chegar a 4.000 km/h.
O sonho, no entanto, ainda é um pouco distante. A expectativa é de que a operação comercial dos trens comece daqui a dez anos, com velocidade limitada. De acordo com David Feng, especialista que acompanhou a ascensão ferroviária da China, o projeto “ainda está em estágio muito, muito inicial”
A China investe no desenvolvimento da “ferrovia de ultra-alta velocidade em tubo de baixo vácuo”, para trens com velocidade de 1.000 km/h, e como em levar o trem-bala atual a uma velocidade de 400 km/h. Além disso, a tecnologia maglev vem sendo aprimorada para alcançar 600 km/h.
Em dezembro, foram apresentados os protótipos do CR450, que alcançam 450 km/h, mas devem ter velocidade operacional restrita a 400 km/h.
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