Após caso Jéssica Vitória, ‘Choquei’ anuncia que está num “profundo processo de reavaliação interna”
28 dezembro 2023 às 18h16
COMPARTILHAR
A página de fofoca “Choquei” emitiu uma nota oficial nesta quinta-feira, 28, em sua página no Instagram sobre novas diretrizes do perfil após o caso Jéssica Vitória.
No post, eles lamentam o ocorrido, prestam solidariedade à família da jovem que morreu e anunciam que “passam por um profundo processo de reavaliação interna”. [Veja a nota na íntegra ao final]
Além disso, a nota revelou que o proprietário da página, Raphael Souza, prestou depoimento à Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) a fim de esclarecer os fatos que levaram à morte de Jéssica Vitória.
A Choquei ainda garante estar à disposição das investigações das autoridades e também para “aprimoramento do setor de notícias online”.
Relembre o caso
A jovem Jéssica Vitória Canedo, de 22 anos, que foi apontada como o novo romance do humorista Whindersson Nunes, morreu na última sexta-feira, 22.
A notícia do falecimento da mineira, que teve as conversas vazadas na web pela página de fofoca Choquei, foi divulgada pela família dela por meio das redes sociais.
Os prints do diálogo com o humorista surgiram na web no último dia 18, porém, o próprio Whindersson negou e afirmou que nunca havia conhecido Jessica. “Eu não faço ideia de quem seja essa moça e isso é um print fake”, se defendeu à época.
O alvoroço sobre os rumores surgiu nas redes depois que a Choquei publicou o suposto bate-papo entre eles, com a chamada: “Veja: São divulgados prints de conversas de Whindersson Nunes com sua nova affair”. A ‘Choquei’ é uma página com 22 milhões de seguidores no Instagram e 6 milhões de seguidores no X (antigo Twitter), cujo proprioetário é o goiano Raphael Sousa.
Raphael Sousa teria, inclusive, chegado a debochar do texto publicado por Vitória Canedo em que a jovem pedia para que a fake news fosse removida da página Choquei. Veja o print que circula nas redes sociais:
Uma amiga de Jessica confirmou a notícia, segundo alguns perfis de notícias do X. “Só peço que Deus conforte o coração de sua família e de todos aqueles que tanto te amavam. Me pergunto até onde vai a maldade humana e me revolto em saber que pessoas são capazes de tudo!”, disse, referindo-se aos ataques que a colega estava sofrendo depois que foi exposta.
Nota da Choquei na íntegra
“O perfil Choquei lamenta profundamente o ocorrido com Jéssica Vitória Canedo e se solidariza com sua família. Informamos aos seguidores que, em sinal de respeito pelo trágico acontecimento, as redes da Choquei estavam paralisadas até este momento.
Nesta quinta-feira, dia 28 de dezembro, o proprietário do perfil Choquei prestou esclarecimentos à Polícia Civil de Minas Gerais e apresentou fatos e documentos que contribuem para elucidar o episódio e dar a real dimensão do papel da Choquei no caso.
Foram fornecidas provas sobre o fato gerador da notícia falsa – que foi publicada originalmente por um outro perfil e republicada posteriormente pela Choquei — e foram disponibilizadas imagens de diálogos que mostram os procedimentos adotados assim que a falsidade foi descoberta, como a retirada imediata do conteúdo falso republicado.
Neste momento, a Choquei passa por um profundo processo de reavaliação interna dos métodos adotados visando a implementação de filtros e códigos de conduta para evitar que episódios dessa natureza voltem a acontecer.
A Choquei está à disposição para contribuir com os órgãos de investigação, assim como colaborar para o aprimoramento do setor de noticias online.
Reiteramos nossa solidariedade e total apoio à família de Jéssica Vitória Canedo.”
Leia também: