Após atraso, participantes da mostra competitiva e da ABD-GO do Fica embarcam para a cidade de Goiás

Segundo a organização, contratempos em diferentes voos que traziam mais dois participantes estrangeiros atrasaram a viagem

Comitiva chegou a cidade de Goiás pouco depois das 16h de terça-feira. Foto: Marcello Dantas/Jornal Opção Online

Comitiva chegou a cidade de Goiás pouco depois das 16h de terça-feira. Foto: Marcello Dantas/Jornal Opção Online

Após duas horas e meia de espera a comitiva de cineastas, produtores, diretores e roteiristas nacionais e estrangeiros que participarão do 16º Festival de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) da cidade de Goiás embarcou no ônibus que os levaram à antiga capital do Estado, no início da tarde desta terça-feira (27/5). Inicialmente, a saída estava agendada para 10h30, em Goiânia. Segundo a organização, contratempos em diferentes voos que traziam mais dois participantes estrangeiros atrasaram a viagem.

O grupo aguardava a chegada dos outros cineastas no salão de desembarque do Aeroporto Santa Genoveva. Muitos estavam de pé ou sentados no chão, perto de suas bagagens. De lá, todos partiram em um ônibus fretado para a antiga Vila Boa. Dentre os selecionados para a mostra competitiva do Fica e da Mostra da Associação Brasileira de Documentaristas de Goiás (ABD-GO) e que aguardavam no saguão estavam goianos, como Robney Bruno, Belém de Oliveira, Wadih Elkadi e Coelho Nunes, além dos gringos Helena Hufnaj (Alemanha), Andrei Tanase (Romênia) e os argentinos Mariano Bergara e Carlos Balseiro.

Na comitiva ainda estavam profissionais que irão ministrar oficinas e workshops durante o festival, como Daniel Christino, da Faculdade de Informação e Comunicação (Fico) da Universidade Federal de Goiás (UFG). O tema a ser tratado por ele são as Narrativas Transmidiáticas: cinema, videogame e HQs. Já o pernambucano Hilton Lacerda, diretor de Tatuagem (2012), vai ministrar oficina de roteiro.

Outro grupo de participantes saiu às 8h, da Praça Cívica. Até sexta-feira é esperada a chegada de cineastas do Canadá, Dinamarca, Itália, Estados Unidos e da Argentina.

A abertura oficial do Fica está marcada para as 19h, no Palácio Conde dos Arcos, com a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, que vai tocar trilhas sonoras temas de clássicos do cinema. Hoje, ainda será exibido o filme Tainá 3, dirigido por Rosane Svartman, na mostra Fica a Céu Aberto – Cine Solar, na Praça do Coreto. O roteiro é de Pedro Rovai, e após a apresentação, será realizado um bate-papo com o ator Nuno Leal Maia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.