Após ataque em escola, governo anuncia R$ 150 milhões para combate à violência
05 abril 2023 às 21h29
COMPARTILHAR
Após ataque a uma creche da rede privada em Blumenau, em Santa Catarina que tirou a vida de quatro crianças nesta quarta-feira, 5, o presidente, Lula, do PT, decidiu antecipar a criação de um Grupo de Trabalho Interministerial para dar celeridade as ações de combate à violência nas escolas pelo país.
A decisão foi anunciada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e já vinha sendo desenvolvida em função da recorrência de casos de ataques a instituições de ensino.
“A proposta é discutir ações de enfrentamento à violência nas escolas. Com esse decreto vamos poder ouvir especialistas e construir políticas de prevenção. Políticas que possam garantir não só a prevenção, mas ações imediatas e concretas em relação à violência nas escolas”, disse o ministro.
Entre as ações anunciadas para o fortalecimento da segurança nas escolas está o investimento de R$ 150 milhões para estados e municípios. Um grupo emergencial de monitoramento virtual, com 50 policiais atuando exclusivamente contra ameaças realizadas em redes sociais, faz parte de uma das ações.
Tragédia
Um homem de 25 anos, invadiu uma escola e matou quatro crianças, sendo três meninos e uma menina, além de deixar outras quatro feridas em estado grave. Ele pulou o muro da escola para cometer os assassinatos. Cerca de 40 crianças estariam no parquinho no momento da invasão.
Após o ataque, o assassino foi de motocicleta até o 10º Batalhão de Polícia de Blumenau, se entregou e foi encaminhado à Polícia Civil.