Após 90 dias, balanço da nova TBC mostra jornalismo de referência e em tempo real

Sob o comando do jornalista João Bosco Bittencourt, TBC e as emissoras de rádio RBC AM e FM ampliam conteúdo e renovam linha editorial e programação 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Após balanço dos últimos 90 dias, é possível perceber que a Televisão Brasil Central (TBC) e as Rádios Brasil Central (RBC) AM e FM não são mais as mesmas, e fazem jus ao adjetivo novas agregado a seus nomes. Desde que o jornalista João Bosco Bittencourt assumiu o comando dos canais, o jornalismo passou por uma mudança editorial significativa.

Quem acompanha a programação sentiu a mudança já nos primeiros dias, quando foi recuperado de imediato a missão jornalística dos veículos, abrindo-se a programação à participação de especialistas e telespectadores e dar liberdade criativa para os profissionais.

Assim, a nova TBC rompeu o isolamento e está projetando o talento de seus jornalistas.
“O grande investimento foi na digitalização. O ex-governador Marconi Perillo e o governador José Eliton investiram R$ 25 milhões na compra de equipamentos e atualização dos estúdios e de toda a estrutura física”, diz João Bosco.

“Não há sombra de dúvida: o que temos aqui na TBC e na RBC é uma das melhores infraestruturas tecnológicas de produção de conteúdo jornalístico do Brasil”, afirma o presidente das emissoras. “O que estamos procurando fazer todos os dias é o bom jornalismo e fazer por merecer todo esse enorme investimento em nossa estrutura”, acrescenta.

Novidades

As mudanças, no entanto, não param e as novas TBC e RBC continuam avançando no sentido de oferecer produtos de qualidade e que tenham relevância ao público. As novas novidades serão vistas nos próximos dias com o lançamento de produtos jornalísticos. A televisão terá um programa matinal, entre 6h30 e 7 horas, e seus boletins, divulgados de hora em hora, terão a direção de no mínimo dez minutos. Já a rádio terá dois novos programas, um ao meio dia e outro no final da tarde.

As inovações fazem parte do projeto de revitalização promovido pela Agência Brasil Central (ABC), na direção de João Bosco Bittencourt. “Um dos nossos objetivos sempre foi o de tornar as emissoras mais interativas, próximas ao cidadão e com mais participação popular”, disse o presidente da ABC.

Segundo ele, os novos programas vão reforçar ainda mais as mudanças na linha editorial da TBC e RBC. Os novos produtos serão compostos por links ao vivo, comentaristas, debates, correspondentes no interior do Estado e um reforço no jornalismo comunitário.

Educação

As equipes da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) e da nova Televisão Brasil Central (TBC) se uniram para oferecer conteúdo de reforço aos estudos dos alunos que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Goiás + Enem na TV é parte das novas medidas implantadas pelo governador José Eliton para aprofundar a qualidade da educação pública estadual, que está nas primeiras posições no ranking nacional do Ideb. O programa irá ao ar todo domingo entre 10h30 e 11h.

O lançamento oficial do programa ocorreu no último dia 25 de abril, em solenidade comandada pelo governador José Eliton, pelo titular da Seduce, Marcos das Neves, e pelo presidente da nova TBC, João Bosco Bittencourt. Na ocasião, o governador José Eliton também anunciou a ampliação do Goiás + Enem: uma maratona gratuita de aulas voltada para alunos da rede estadual que estão concluindo o Ensino Médio. Os programas caminharão juntos. “Estamos preparando os jovens goianos para o desafio gigantesco de fazer o Enem que, por sua vez, possibilita abrir perspectivas para o curso superior”, destacou o governador.

No programa que vai ao ar na TBC, os personagens Frutuoso e Rubirosa estão se preparando para o Enem. Curiosos, tentam tirar todas suas dúvidas com os professores. O periódico vai caminhar junto com o Goiás +Enem. Todo domingo, a edição que vai ao ar será diretamente ligada ao que os alunos estudarão durante a semana. O programa abordará quatro áreas de conhecimento: linguagens; matemática; ciências humanas e ciências da natureza.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.