Após 5 dias, incêndio no Parque Nacional das Emas é controlado
13 julho 2021 às 11h11
COMPARTILHAR
Fogo atingiu 28 mil dos 133 mil hectares do parque que se localiza no sudoeste goiano
Após quase cinco dias na tentativa de combater as chamas do incêndio no Parque Nacional das Emas, na manhã esta terça-feira, 13, bombeiros conseguiram controlar o fogo. No entanto, quase 28 mil hectares do parque que se localiza no sudoeste goiano foram atingidos. Ao todo, a área que é predominantemente composta por Cerrado possui quase 133 mil hectares que passam pelos municípios de Chapadão do Céu, Mineiros e Serranópolis. No entanto, já que a área de visitação foi preservada, o parque já está aberto.
Ao G1, o diretor do parque, Marcos da Silva Cunha explicou que o fogo começou após equipe “perder o controle” na construção de aceiros. Isso, porque os dois caminhões utilizados no trabalho deram pane. Após o controle do fogo, os profissionais permanecem na espreita para o caso de o incêndio reiniciar em algum ponto.
Ao todo, 60 profissionais atuam no combate ao fogo, e a partir do controle do incêndio, grande parte deve deixar o local ainda nesta terça. Os demais devem continuar até a extinção total dos focos. Segundo o diretor, o clima seco dificultou o trabalho dos brigadistas no combate ao incêndio.
Os aceiros são feitos pelos profissionais a partir de uma faixa queimada de vegetação: os brigadistas colocam fogo e logo em seguida o apagam. Esse trabalho é realizado justamente para proteger o local e evitar grandes queimadas durante épocas de tempo seco. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) divulgou mapa que mostra o avanço do incêndio ao decorrer dos dias pela vegetação.
No último domingo, 11, 30 brigadistas do ICMBio atuaram no combate ao fogo.