Aplicativo que fornece dados sobre transporte público chega a Goiânia

Disponível para Android, Windows Phone e iOS, o Moovit usa informações da própria RMTC para disponibilizar a situação real dos ônibus na capital e região metropolitana

Pedro Palhares, representante da Moovit no Brasil, destaca a participação do próprio usuário no fornecimento de dados para o aplicativo | Foto: Bruna Aidar

Pedro Palhares, representante da Moovit no Brasil, destaca a participação do próprio usuário no fornecimento de dados para o aplicativo | Foto: Bruna Aidar

Bruna Aidar

A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) anunciou, nesta segunda-feira (25/5), a chegada do aplicativo Moovit em Goiânia. Com ele, o usuário pode acompanhar em tempo real a situação das linhas de ônibus na capital, sabendo, por exemplo, quando o seu ônibus chegará ao ponto.

Para garantir as informações o mais rápido possível, o aplicativo utiliza dados da própria RMTC. O Moovit fornece ainda indicações de quais os caminhos possíveis para chegar a determinado local, informando inclusive o tempo estimado de viagem.  Durante o trajeto, ele também avisa quando o passageiro deve descer, enviando notificações dois pontos antes da parada.

Criado em 2012, o aplicativo cruza dados de quatro esferas para funcionar. Além dos governamentais, como os relativos a linhas de ônibus e endereços, ele também utiliza informações de operadores, da mídia e dos próprios usuários. Com as notícias da mídia, por exemplo, o Moovit consegue avisar sobre greves e tumultos nos terminais de ônibus.

Os usuários têm, no aplicativo, um espaço para enviar informações sobre a lotação dos ônibus, situação da limpeza, incidentes etc. Segundo o responsável pelo aplicativo no Brasil, Pedro Palhares, a possibilidade de enviar comentários assegura o empoderamento do usuário, que pode fazer suas reclamações e sugestões serem ouvidas com mais agilidade.

As reclamações são disponibilizadas no próprio aplicativo, para serem vistas por outros usuários, e serão enviadas rotineiramente à própria RMTC. Futuramente o aplicativo deve contar com informações sobre os pontos de venda de sitpass na rede.  O Moovit é gratuito e está disponível para celulares com sistema Android, Windows Phone e iOS.

Goiânia é a primeira cidade brasileira em que o aplicativo abrange todas as cidades da Região Metropolitana. O Moovit está presente em 51 cidades do país, em um total de 16 estados. O Moovit não traz informações sobre o Eixo Anhanguera, que é gerido pela Metrobus.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.