Apesar de especulações, não há impedimentos para que Daniel Vilela concorra à Prefeitura de Goiânia

Segundo o advogado eleitoral Dyogo Crosara, a legislação não permite o terceiro mandato de um mesmo grupo familiar no território de jurisdição do titular. Como o pai, Maguito, é prefeito de Aparecida, não há problemas na candidatura do filho na capital

maguito danielMal acabaram as eleições de 2014 e já surgem diversas especulações a respeito do pleito de 2016. Surgem até possíveis impedimentos para a candidatura de nomes que vêm sendo ventilados, mas que ainda estão longe de estarem definidos.

Um dos exemplos é o deputado federal eleito Daniel Vilela (PMDB). Segundo mais bem votado neste ano, com 180 mil votos, seu nome é um dos mais falados quanto à sucessão de Paulo Garcia (PT).

Acontece que ele é filho de Maguito Vilela (PMDB), prefeito reeleito de Aparecida de Goiânia. Assim, alegam alguns, ele estaria impedido pela legislação eleitoral de concorrer ao posto, mesmo que na capital.

No entanto, o advogado Dyogo Crosara garante que não é bem assim. De acordo com ele, as leis atuais proíbem o terceiro mandato de integrante de um mesmo grupo familiar no território de jurisdição do titular.

O grupo familiar em questão abrange parentes em até segundo grau, como pai e filho, avô e neto, primos, e marido e esposa, por exemplo. Mesmo assim, ainda que Maguito e Daniel se incluam nessa situação, como o pai foi eleito e reeleito em Aparecida de Goiânia, não há qualquer impedimento à eleição de seu filho na capital.

Apesar disso, Daniel ainda se recusa a falar em próximos pleitos. Seu nome também é cotado para disputado o governo do Estado em 2018. ”Acabei de passar de uma eleição. O povo quer trabalho da nossa parte e não ficar falando de projetos futuros ao invés de desenvolver uma boa atividade parlamentar”, disse, em entrevista ao Jornal Opção Online. “Qualquer intenção minha daqui para frente vai depender da minha ação na Câmara, ou seja, tenho que fazer um bom trabalho.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.