Apesar das dificuldades, Daniel Sabino avança e faz balanço positivo de sua gestão

“Desde o início tenho dito que o objetivo é entregar a cidade melhor do que recebemos”

Daniel do Sindicato | Foto: Divulgação

O prefeito de Cristalina, Daniel Sabino Vaz, ou Daniel do Sindicato (PSB), como é conhecido, pediu, em janeiro de 2017, durante sua posse, que a avaliação de seu mandato fosse feita ao fim dos quatro anos de gestão. Isso, porque ele sabia que nada seria fácil.

Conforme o gestor, a situação financeira do município era complicada, com dívidas a fornecedores, máquinas sucateadas, secretarias sem veículos, falta de crédito na praça, rombo no Funcristal (órgão municipal da previdência dos servidores) e grande débito com o INSS. Inclusive, o município estava sem certidões negativas junto à União e muitos outros problemas.

De mangas arregaçadas, o prefeito, em um ano, negociou as dívidas previdenciárias que consomem mensalmente R$ 300 mil mensais da arrecadação, desde dezembro de 2017. Vale destacar que o não recolhimento entre 2009 e 2016 comprometeu o município até 2034, ou seja, mais quatro prefeitos de Cristalina, além do atual, irão pagar por uma dívida que não fizeram, superior a R$ 50 milhões.

Balanço

Apesar de ter falado, no dia de sua posse, para que não houvesse julgamentos antes do fim do mandato, com pouco mais de metade do mandato cumprido, Daniel já faz um balanço positivo do trabalho realizado com sua equipe – que tem atuado conjuntamente com o gestor para arrumar a casa. Os resultados já aparecem em setores da cidade, o distrito de Campos Lindos, povoado de São Bartolomeu e zona rural, conforme tem sido dito pelos populares.

No segmento da educação, nesse período, o IDEB do município cresceu acima da média nacional. Além disso, conforme informações oficiais, todas as demandas nas creches do município e conveniadas foram supridas. Atualmente, não há criança em Cristalina sem atendimento. Outro ponto, segundo pontuado, é que a alimentação escolar é de primeira qualidade.  

A administração celebra, ainda, que o pagamento dos servidores está em dia, mesmo com todas as dificuldades herdadas. A prefeitura realiza, também, cursos de capacitação constantemente para professores e foram assinados convênios para oferecer bolsas universitárias a alunos do ensino superior que estudam na cidade e com a associação dos universitários que estudam fora de Cristalina.

Ainda sobre a atuação no segmento da educação, um dos frutos do trabalho político e articulado do prefeito, foi a transformação do Campus Avançado do Instituto Federal Goiano em Campus pelo Ministério da Educação. Com isso, houve total independência, com a previsão do vestibular, ainda este ano, de agronomia no município.

Saúde

E a saúde não fica atrás. Dados da administração municipal indicam a entrega de novas ambulâncias completamente equipadas e outros veículos, além de duas novas unidades básicas de saúde. Foi criado o Banco de Sangue no Hospital Municipal depois de 50 anos e adquiridos aparelhos de Raio X e ultrassonografia de última geração.

Outras conquistas do gestor foram as entregas de mais de 500 equipamentos hospitalares para as UBSs, UPA, Cemesp e Hospital, bem como a disponibilização de assistência médica e odontológica para o distrito de Campos Lindos, povoado de São Bartolomeu e assentamentos rurais.

Foi doado, também, gabinete odontológico para a APAE, inaugurado um moderno centro de fisioterapia e a farmácia básica ganhou nova sede.

Se na educação os salários estão em dia, na saúde não é diferente. A cidade também vai iniciar, em breve, as obras de reforma e ampliação do Hospital Municipal Chaud Salles, que já teve processo licitatório realizado e que boa parte da verba também já foi colocada à disposição.

Infraestrutura

O prefeito tem atuado, também, de forma intensa na infraestrutura da cidade. Antes terceirizada, a coleta de lixo foi assumida pela cidade.

Daniel do Sindicato também atuou para asfaltar diversas ruas, criar frentes de serviços para briquetear os bairros e o distrito de Campos Lindos e mais. Ele construiu praças, iluminou ruas e avenidas e intensificou as ações para levar dignidade aos moradores e levar bem-estar a população.

O gestor também firmou parcerias através de convênios firmados com instituições filantrópicas e classistas, várias delas ligadas à Igreja Católica, evangélicas, centros espíritas, Maçonaria, Rotary Club, APAE, Associação Comercial, Sicredi, Sindicato Rural, Subseção da OAB, Conselho de Segurança e educandários, dentre outras. Ele ainda também fortaleceu os eventos tradicionais na cidade, como a Festa do Divino, o Encontro de Jipeiros, o Motocristal, a Marcha Para Jesus, a Exposição Agropecuária e outros.

“Desde o início tenho dito que o objetivo é entregar a cidade melhor do que recebemos. E estamos caminhando para isso, com avanços importantes em todas as áreas. Estamos trabalhando bastante e já realizamos muito, mas o nosso intuito é fazer mais e mais”, falou Daniel. O prefeito já realizou um concurso público em sua gestão e, recentemente, lançou o edital para mais ainda este ano. O gestor também tem viajado a Goiânia e a Brasília em busca de recursos para a comunidade.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

wilson marins

Agradecer a Deus pela vida do Prefeito Daniel dando lhe muita saude e sabedoria, pois o Brasil precisa de bons gestores para administrar a coisa publica.