Apesar da crise, Petrobrás aumenta pagamento de dividendos para União
28 julho 2020 às 07h39

COMPARTILHAR
Participação da companhia na arrecadação total do conjunto de empresas públicas vai saltar de 6,3% para 27%

Diferente de outras estatais, a Petrobrás vai remunerar mais o governo federal neste ano de crise em comparação ao ano de 2019. De acordo com o Tesouro Nacional, o seu acionista controlador receberá o pagamento de R$ 1,6 bilhão em dividendos, o que significa que a participação da companhia na arrecadação total do conjunto de empresas públicas vai saltar de 6,3% para 27%.
No ano passado, a estatal do petróleo repassou R$ 1,3 bilhão. Houve, portanto, uma alta de 23% desde então. As informação são do Estadão/Broadcast.
Especialistas analisam que, diante da queda abrupta da cotação do petróleo no início do ano e da crise causada pela pandemia de Covid-19, a empresa teria justificativa legal para suspender a distribuição dos dividendos, mas decidiu ir na contramão.
“Petróleo e gás é uma indústria madura, e nestes casos, os investidores esperam um maior volume de proventos. Isso deve ser uma ideia da administração, e uma demanda dos grandes investidores. Pagar dividendos é uma das melhores formas de mostrar que a empresa está bem” disse o analista da Ativa Investimentos, Ilan Arbetman.