Antes da liberação e comercialização da vacina para o coronavírus, pesquisas devem passar por três etapas. Apenas China, Estados Unidos e Reino Unidos chegaram na reta final até o momento

Foto: Reprodução.

Dentre os nove países que administram testes da vacina para Covid-19 em humanos, apenas o Reino Unido, Estados Unidos e China alcançaram o terceiro estágio de testes. Essa é a última etapa para concluir os estudos antes da liberação e comercialização.

Ainda nenhuma vacina para coronavírus foi aprovada para uso comercial. Nos Estados Unidos, a vacina desenvolvida pela Moderna passou a ser testada neste mês em 30 mil voluntários. Dentre eles, metade receberão uma injeção da vacina e outra metade, de um placebo inerte.

Já na China, três testes já estão em etapa avançada. A do Instituto Biológico de Wuhan/Sinopharm e Instituto Biológico de Pequim/Sinopharm e, também, a Sinovac. A última está em testes no Brasil em 890 profissionais da saúde no Hospital das Clínicas, em São Paulo, em parceria com o Instituto Butantan.

No Reino Unido, a vacina testada é produzida pela Universidade de Oxford e também está em processo de testagem no Brasil, além de outros países. Esta vacina é administrada em duas doses, sendo a segunda de reforço. De acordo com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), caso apresente resultados positivos poderá ter registro liberado em junho de 2021.

Ao todo, são 164 pesquisas em realização no mundo, das quais 25 se encontram em estágio clínico e cinco já chegaram à fase três.