Aparecida tem saldo positivo de criação de empregos durante pandemia

Mão-de-obra qualificada, localização geográfica e medidas econômicas foram importantes para impulsionar o setor produtivo

Emprego cresce em Aparecida, mesmo com pandemia│ Foto: Divulgação.

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), da Secretaria Nacional do Trabalho, Aparecida de Goiânia teve um saldo positivo de 32% em geração de emprego, mesmo durante a pandemia de Covid-19.

Somando os números de Janeiro a Setembro de 2020, o município teve 4.535 admissões contra 3.253 desligamentos, o que corresponde a 1.282 pessoa empregadas a mais. Vale destacar que os números do Caged levam em conta apenas os trabalhos formais, de carteira assinada.

O índice mostra que o município fechou o terceiro trimestre de 2020 com 100.863 trabalhadores com carteira assinada. Ainda de acordo com a pesquisa, o saldo percentual de Aparecida foi maior proporcionalmente do que o de Goiás (20%) e do Brasil (26%) como um todo, considerando o mesmo período entre Janeiro e Setembro.

Segundo o prefeito Gustavo Mendanha, os fatores que levaram a essa maior geração de emprego foram “mão-de-obra qualificada, boa infraestrutura e localização geográfica privilegiada”. Ainda de acordo com Mendanha, seria isto que atrai as empresas para o município, gerando renda e desenvolvimento econômico e social.

De acordo com o secretário Municipal do Trabalho, Emprego e Renda, Jeferson Ferreira, as medidas de prevenção contra a disseminação da Covid-19 no município foram importantes para que os números se mantivessem positivos em Aparecida. “Isso gerou um impacto menor na cidade com relação a outros municípios”, completa.

O secretário explica ainda que esses números também são resultados de uma política de incentivo a geração de emprego e qualificação da mão-de-obra, como programas de qualificação profissional e oferta de cursos profissionalizantes para jovens e adultos em diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.