Aparecida realiza Semana Nacional de Trânsito de 18 a 25 de setembro

Prefeitura vai promover atividades para conscientizar pedestres e motoristas sobre os cuidados necessários para trafegar pelas ruas e avenidas da cidade

Foto: Enio Medeiros

Aparecida de Goiânia recebe, de 18 a 25 de setembro, a “Semana Nacional de Trânsito”. Por meio da Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito (SMTA), a prefeitura municipal vai promover atividades para a conscientização da população, tanto pedestres quanto motoristas, sobre os cuidados necessários para trafegar pelas ruas e avenidas da cidade. Serão dezenas de atividades no período.

“É importante conscientizar a nossa população sobre a responsabilidade que temos em construir um trânsito cada vez mais seguro, respeitando as leis, a sinalização das vias públicas e o direito de ir e vir de cada um”, disse o secretário executivo de Mobilidade e Trânsito, Avelino Marinho.

Início

O primeiro evento, que ocorre nesta quarta, 18, às 8h, é a primeira Marcha pela Vida de Aparecida de Goiânia. Centenas de pessoas caminharão pela cidade, partindo da Avenida Independência, em frente ao Aparecida Shopping. Passeios ciclísticos e Bliztses educativas também estão previstas.

“A ideia da Semana Nacional de Trânsito, em Aparecida, é envolver diretamente a população nas ações e propor uma reflexão sobre a responsabilidade que cada um tem para a redução de imprudências, acidentes e mortes. Vamos alertar que todos devem fazer a sua parte, desde redobrar os cuidados ao dirigir, respeitar o limite de velocidade, o sinal vermelho, a faixa de pedestre e as sinalizações das vias públicas”, pontuou Avelino. 

No município, conforme dados do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), são emplacados 292.964 veículos. Além disso, só de janeiro a 13 de setembro deste ano, foram registradas cerca de 110 mil autuações diversas em Aparecida.

Antes

Ainda antes de ter início a “Semana Nacional de Trânsito” já acontece a campanha para redes sociais #FazBonitoAê! A hashtag começou a ser utilizada nesta terça, 17, para tratar de temas relativos ao trânsito e quem trafega por ele. Tudo com o intuito de conscientizar a população e pedir que a mesma faça bonito pelas vias da cidade.

Desta forma, a hashtag objetiva o cumprimento das normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). E, ainda, prega o respeito ao direito de ir e vir das pessoas, a fim de garantir um trânsito mais seguro, acessível e igualitário.

Mobilidade

Durante a semana, a prefeitura também realizará, por meio das secretarias de Infraestrutura e de Mobilidade, diversas ações e obras para melhorar a mobilidade urbana na cidade. Um exemplo disso é a implantação da faixa Frente Segura. O intuito desta é acomodar de forma mais segura os motociclistas que aguardam pela abertura dos semáforos.

Faz parte das ações, ainda, a Zona 50, que regula o limite de velocidade na Avenida Independência (começou a valer no dia 11 deste mês); a construção do viaduto vereador João Antônio Borges no cruzamento das Avenidas São Paulo, Rudá e Tapajós, já inaugurado e onde já passam mais de 50 mil veículos por dia; além da construção dos quatro eixos estruturantes interligando as regiões da cidade.

Estes são: Eixo Norte Sul 1, com 13,5 quilômetros, liga a região leste, saindo do Jardim Bela Vista, passando pelo Jardim dos Buritis e Chácara São Pedro, até a Avenida Santana, no Setor Retiro do Bosque, sendo uma alternativa à BR-153; o Eixo Norte Sul 03, liga a região Central de Aparecida à Avenida São Paulo; Eixo Norte Sul 04, interliga a região da Vila Alzira, Jardim Mont Serrat ao Papillon Park e Anel Viário; e por fim, o Eixo Norte Sul 05, que é uma elipse, interliga os bairros Cardoso, Cidade Vera Cruz, Hilda e Helvécia.

Programação da Semana Nacional de Trânsito de Aparecida

Além da primeira Marcha Pela Vida, também terão eventos em outros dias. Na quinta-feira, 19, das 8h às 10h, será realizada Blitz educativa em frente a Central de Distribuição de Encomendas dos Correios, na Avenida São Paulo, Vila Brasília; e, da mesma forma, na sexta-feira, 20, também acontece outra blitz educativa com entrega de informativos, mas na Avenida Rio Verde, em frente a Aprovec, no Jardim Helvécia, no mesmo horário do evento anterior.

Na segunda-feira, 23, às 19h, é a vez do passeio ciclístico, com percurso realizado nas ciclovias e ciclofaixas da cidade; e na quarta-feira, 25, na Avenida Igualdade, na área do antigo Cais do setor Garavelo, mais uma Blitz educativa, de 8h às 10h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.