Aparecida já testou 11% de sua população para Covid-19

Testes estão disponíveis para pessoas com sintomas da doença em 12 pontos da cidade

Testagem em Aparecida de Goiânia | Foto: Claudivino Antunes

A prefeitura de Aparecida de Goiânia informou que já realizou testagem de 11% de sua população. Com 65.828 exames do tipo RT-PCR realizados até terça-feira, 11, 578.179 moradores locais já foram testados.

A quantidade de testes realizados em Aparecida é, proporcionalmente, 5,27% a mais que na capital e 2,75% no Estado, com base em números da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO).

“Os testes estão disponíveis em 12 pontos da nossa cidade, em três unidades de pronto atendimento, dois drive thrus, e sete unidades básicas de saúde. Quem pode acessar esses testes são pessoas com sintomas predominantemente de Covid-19 e se enquadre em nossos protocolos”, informou Gustavo Assunção, superintendente de Atenção em Saúde de Aparecida.

Em Goiânia, 80 mil testes foram aplicados até a última segunda-feira, 10. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Aparecida realizou 113 testes para cada 1.000 habitantes. O Brasil teria testado, até 21 de julho, de acordo com dados da Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos, cerca de 12 pessoas a cada 1.000 habitantes.

De acordo com Gustavo, a testagem pode ajudar no controle da doença no município. “Possibilita isolade de forma precoce essas pessoas, quebrando a cadeia de transmissão. Além de números que nos possibilitam subsidiar decisões de gestão em cima dos indicadores dessa testagem”, conta.

“A partir do momento em que a pessoa é positiva, deve ficar em isolamento e é acompanhada pela nossa central de telemedicina, que vai identificar se esses pacientes estão com sinais de alerta ou não, se necessita de atendimento presencial. Na maioria das vezes, como identificamos de forma precoce, em pessoas assintomáticas ou sintomas leves, eles cumprem o isolamento intradomicialiar por 14 dias com a telemedicina”, explica.

Com isso, além de controlar as contaminações, também possibilita a redução nos índices de mortalidade. “A testagem em massa propicia que entendamos o comportamento do vírus na nossa cidade.Como conseguimos identificar precocemente, isso diminui o índice de mortalidade no município.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.