Aparecida de Goiânia retorna a cenário de risco moderado na quarta-feira, 15

Modelo amarelo de isolamento social com fechamento de comércio somente uma vez por semana volta a ser aplicado

A prefeitura de Aparecida de Goiânia definiu, durante reunião desta terça-feira, 14, o retorno ao cenário amarelo, considerado de risco moderado. Dessa forma, os comércios da cidade passam a fechar apenas uma vez de segunda à sexta-feira, conforme escalonamento de cada macrozona, e aos domingos, em toda a cidade. As novas regras já começam a valer a partir desta quarta-feira, 15.

De acordo com avaliação do Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19, a mudança para o risco moderado foi possível devido ao aumento do número de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) na cidade.

O município adquiriu 40 respiradores na última semana e também registrou número de casos ativos desde o 1º de julho.

Restaurantes e academias também voltam a funcionar, mas precisam aguardar a publicação da portaria com os protocolos sanitários para esses estabelecimentos que será publicada ainda nesta semana.  

“Aparecida de Goiânia continua seguindo o planejamento proposto desde o início de junho, de isolamento social intermitente regionalizado, conforme evolução do cenário epidemiológico. Metade dos equipamentos já entrarão em funcionamento ainda nesta terça, reduzindo a atual taxa de ocupação para menos de 70%, e nos próximos dias totalizaremos 130 leitos de UTIs exclusivos para tratamento da Covid-19”, explica o secretário de Saúde, que também é presidente do Comitê, Alessandro Magalhães.

O município está com 759 casos de Covid-19 ativos, mas chegou ter mais de 1,4 mil pacientes com a doença.

Aparecida realiza ainda 54 exames para cada mil habitantes e possui, atualmente, índice de isolamento social entre 48% e 51%.

“Esse é um percentual satisfatório, demonstrando que atingimos o objetivo proposto com o escalonamento social intermitente. Um modelo que permite o planejamento pela gestão e pela população, aliando as necessidades da Saúde e da Economia. Nossas ações têm sido coerentes com as análises técnicas e científicas”, defende o secretário.

Escalonamento

O modelo adotado na cidade prevê quatro cenários, que vão do verde, considerado de risco baixo, passa pelo amarelo, laranja e vermelho, em que o risco é altíssimo. Cada cenário possui modelo diferente de fechamento do comércio por macrozonas, de um até três dias por semana em que o comércio de cada macrozona deve ser fechado.

Uma resposta para “Aparecida de Goiânia retorna a cenário de risco moderado na quarta-feira, 15”

  1. Ana disse:

    Como vale apartir desta quarta se esta todo a zona buriti sereno aberta?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.