Aparecida de Goiânia registrou, entre janeiro e julho, queda de 50% no número de homicídios em relação ao mesmo período de 2024. O município, que registrou 48 assassinatos no mesmo período ano passado, contabilizou apenas 24 casos este ano, de acordo com o Observatório da Secretaria de Segurança Pública de Goiás. Além disso, nesta segunda-feira, 21, a cidade completa 22 dias consecutivos sem nenhum homicídio consumado.

O resultado positivo é atribuído à estratégia de atuação integrada entre a Guarda Civil Municipal e as forças de segurança estaduais, em conjunto com a reativação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) — órgão que articula políticas interinstitucionais de prevenção e repressão à violência. A estrutura havia sido criada durante a gestão de Maguito Vilela e foi retomada em abril deste ano pelo prefeito Leandro Vilela (MDB).

“Os números comprovam. Registramos uma diminuição de 50% no número de homicídios em Aparecida de Goiânia desde o início da nossa gestão, na comparação com o ano passado. É o resultado de um trabalho árduo da nossa Guarda Civil Municipal, em conjunto com o Governo de Goiás e o governador Ronaldo Caiado. Vamos continuar trabalhando muito para que nossa cidade seja cada vez mais segura”, afirmou Leandro.

Segundo levantamento do setor de análise criminal do 2º Comando Regional da Polícia Militar (2º CRPM), das 24 vítimas registradas em 2025, 92% (22) eram homens e 8% (2) eram mulheres. A Polícia Militar contribuiu diretamente para a elucidação de 16 desses casos (67%). Em 11 ocorrências, os autores foram presos em flagrante, resultado do trabalho de inteligência e da troca de informações entre as unidades operacionais do 2º CRPM.

O comandante do 2º CRPM, coronel Lucas Antônio de Morais Gomes, destaca que as ações estratégicas de repressão qualificada, aliadas ao reforço do policiamento ostensivo, foram fundamentais para a queda nos índices. Ele aponta que bares e distribuidoras de bebidas, onde historicamente se concentram ocorrências de crimes contra a vida, passaram a receber monitoramento mais intenso, especialmente aos fins de semana e feriados prolongados.

“Estamos intensificando as operações nas áreas mais sensíveis da cidade com ações conjuntas envolvendo Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal e fiscais da Prefeitura. O foco é garantir a ordem pública, prevenir crimes e proteger a população”, explicou o coronel.

Leia também

Gracinha Caiado inaugura Restaurante do Bem em Aparecida de Goiânia