Aparecida de Goiânia leva ‘Cidade Inteligente’ à Expo Municípios 2019

Municípios goianos apresentam suas potencialidades no Centro de Convenções, em Goiânia

Foto: Rodrigo Estrela

Aparecida de Goiânia apresenta suas potencialidades e, principalmente, os projetos realizados pelo programa Cidade Inteligente na Expo Municípios, feira organizada pela Federação Goiana dos Municípios (FGM). “A Expo Municípios 2019 nos dá a oportunidade de apresentar o que nós estamos fazendo no nosso município. Trouxemos aqui tudo sobre o projeto Cidade Inteligente que já está em fase de execução e recebeu três prêmios nacionais e internacionais. O que é uma expertise que pode ser usada em outras cidades”, comentou o prefeito Gustavo Mendanha.

O projeto Cidade Inteligente, de acordo com Gustavo, busca realizar ações eficazes na construção de uma cidade conectada, universalizando todos os setores da administração pública e da sociedade, resultando em uma maior eficiência da gestão pública. “Desta forma teremos uma melhor prestação de serviço nas áreas da Educação, Saúde, Segurança, Meio Ambiente, Serviço Social, Trabalho e Renda, gerando desenvolvimento econômico e social para o município”, disse o prefeito.

Óculos de realidade virtual

Os visitantes do estande da Prefeitura de Aparecida estão tendo a oportunidade de acessar óculos de realidade virtual 3D, com alguns pontos da cidade em 360º e ao MiniLab Cidadão, que consiste em uma rede de atores e oficinas que disponibiliza ferramentas, projetos e ideias com a lógica de compartilhamento de experiência no exercício da cidadania. “Estamos apresentando alguns dos nossos projetos vinculados ao projeto Cidade Inteligente. Os nossos visitantes poderão ir a alguns pontos da cidade, como o viaduto vereador João Antônio Borges, sem sair do local, com os nossos óculos de realidade virtual”, explicou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Cleomar Rocha.

Foto: Rodrigo Estrela

OrCam MyEye 2

Engajada no projeto “Cidade Inteligente”, que trará para o município soluções urbanas para cidadãos inteligentes, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia está com o projeto de trazer para a população a tecnologia israelense, OrCam MyEye 2. O método consiste em um dispositivo de visão artificial que auxiliará pessoas cegas, com baixa visão, dislexia, déficit de leitura ou TDAH a terem acesso a livros impressos e reconhecimento fácil, dentre outras funções que promovam a autonomia dos usuários.

De acordo com o representante do aparelho israelense, Ronilson Silva, o dispositivo é acoplado na haste de um óculos comum, pesando 22,5 gramas, com tecnologia que escaneia textos, transformando a escrita em áudio, ajudando assim quem tem dificuldade com leitura e proporcionando o conhecimento aos deficientes visuais.

“O óculos possui inteligência artificial reconhece cores, textos em português, inglês e espanhol, cédulas de dinheiro em reais, dólar e euro, tem reconhecimento facial, tem mais de 2,100 milhões de produtos gravados previamente na memória. Por exemplo, se a pessoa for em um supermercado e tiver com baixa visão, pega o produto e direciona o código de barras que ele descreverá o produto”, explicou Ronilson aos presentes na Expo Município.  

A Expo Municípios_2019 reuniu somente nesta quarta-feira, 7, cerca de 4.000 visitantes e mais de 200 prefeitos. O evento segue nesta quinta-feira, 8, no Centro de Convenções de Goiânia.

 

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.