Para secretário da Fazenda, André Rosa, industrialização da cidade como principal atividade econômica, fez com que Aparecida alcançasse importantes transformações nos últimos anos

Aparecida de Goiânia / Foto: Arquivo/Secom

Aparecida de Goiânia é o 17º município brasileiro com mais de 500 mil habitantes, com exceção das capitais. É o que aponta a estimativa das populações residentes nos 5.570 municípios brasileiros divulgada nesta quinta-feira, 27, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o levantamento, o Estado de Goiás segue como a 12ª unidade da Federação mais populosa, representando 3,4% da população brasileira total, de acordo com a Projeção da População (Revisão 2020).

Aparecida, por si só, conta com 590.146 habitantes. No ano passado, segundo a mesma estimativa, a cidade tinha 578.179 mil moradores. O crescimento é de mais 11.967 mil habitantes, o que corresponde a 2,06% em um ano.

O município mais populoso de Goiás continua sendo Goiânia com 1,5 milhão de habitantes, depois Aparecida de Goiânia com 590 mil habitantes, e Anápolis com 391 mil habitantes.

Para o secretário da Fazenda, André Rosa, o crescimento populacional da cidade é resultado da aplicação de recursos públicos e melhoria da qualidade de vida da população. “Infraestrutura, educação, modernização da saúde são fatores que explicam esse crescimento populacional. Temos hoje uma cidade grande, que deixou o status de dormitório, para ser uma das locomotivas de desenvolvimento econômico de Goiás e do Brasil”, destacou.

André lembra também que a industrialização da cidade como principal atividade econômica, fez com que Aparecida alcançasse importantes transformações. “A vocação industrial de Aparecida foi potencializada por meio da fixação de empresas e indústrias em nosso município. Isso explica o porquê de pessoas de outras regiões do país estarem vindo para nossa cidade, seja em busca de oportunidade de emprego, pelo o que a administração pública fez de concreto, ou pelas transformações de Aparecida De Goiânia nos últimos doze anos”, concluiu o secretário.

Avaliação

As estimativas populacionais municipais são utilizadas pelo Tribunal de Contas da União no cálculo dos Fundos de Participação de Estados e Municípios e são fundamentais para o cálculo de indicadores econômicos e sociodemográficos. Esta divulgação anual obedece ao artigo 102 da Lei nº 8.443/1992 e à Lei complementar nº 143/2013.

A tabela com a população estimada para cada município foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). A nota metodológica e a tabela com as estimativas das populações para os 5.570 municípios brasileiros e para as 27 unidades da federação podem ser consultadas no portal do IBGE.